Ouvir música pode ajudar na recuperação de uma cirurgia
Música também reduz o estresse, de acordo com um novo relatório científico
Entre as descobertas, os pesquisadores revelaram que ouvir música pode ajudar as pessoas a se recuperarem de uma cirurgia, diminuindo a frequência cardíaca e aliviando a percepção da dor, dizendo que isso teve “efeitos perceptíveis” nos pacientes durante o período de recuperação.
Cover Story | Conheça ARODES, um artista que não tem medo de ser criativo e experimental com seu som
Entre os achados, observou-se que esses pacientes usam menos da metade da quantidade de morfina do que aqueles que não ouvem música.
A pesquisa revisou estudos existentes sobre música e seu impacto em ajudar as pessoas a se recuperarem de procedimentos médicos, reduzindo 3.736 estudos em 35 artigos de pesquisa, com dados abrangendo a experiência do paciente com efeitos como dor e ansiedade.
“Embora não possamos dizer especificamente que eles sentem menos dor, os estudos revelaram que os pacientes percebem que sentem menos dor”, disse Shehzaib Raees, um dos cientistas envolvidos.
“A
música pode ajudar a facilitar a transição do estágio de despertar para
um retorno à normalidade e pode ajudar a reduzir o estresse em torno
dessa transição”, disse Eldo Frezza, da Faculdade de Medicina da
Universidade Northstate da Califórnia.
“Achamos que a música pode ajudar as pessoas de diferentes maneiras após a cirurgia, porque a música pode ser reconfortante e fazer você se sentir como se estivesse em um lugar familiar.”
[Via: Independent]