Oriente Médio e Norte da África são hoje o mercado de crescimento mais rápido na indústria musical, segundo novo relatório
De acordo com dados recentes da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), a região está no auge
Segundo um novo relatório, a maior potência emergente da indústria da música hoje em dia é o Oriente Médio e o Norte da África, região conhecida como MENA.
A Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) divulgou uma nova análise intitulada “Global Music Report 2022”, dando uma visão do trabalho que as gravadoras andam fazendo para apoiar as culturas musicais e promover o desenvolvimento de ecossistemas musicais emergentes.
Ele observa que o MENA teve um aumento de 35% nas vendas de música em 2021, tornando-se a região com a taxa de crescimento mais rápida do mundo.
A análise também descobriu que o streaming aumentou para 95,3% de participação no mercado, já que a receita geral cresceu para US$ 89,5 milhões.
Depois dos EUA e Canadá, Europa e Ásia, que tiveram ganhos de receita em suas respectivas regiões, veio o mercado latino-americano, que teve alta de 31,2%.
O foco do negócio, no entanto, está na expansão explosiva da região MENA, que foi alimentada principalmente por uma combinação de consumo de streaming e um impulso regional mais forte por parte das principais gravadoras.
“O crescimento veio do aumento do número de assinaturas de DSP [provedores de serviços digitais], mas também do aumento do consumo de mídia social e do aumento da importância da música em plataformas como TikTok, Snapchat, Instagram Reels e YouTube Shorts - esses agora são pilares na descoberta de música pelas pessoas.
Isso é especialmente verdade em países como Egito e Arábia Saudita, com populações tão jovens... Estamos vendo um aumento no hip-hop egípcio, e Mahraganat, ou música Electro-Shaabi, e esse gênero fundido está começando a se tornar dominante”, disse o diretor da Warner Music Middle East, Moe Hamzeh, nesse novo relatório.
Via Mixmag MENA
Photo: Reprodução