Menu
Home Latest News Menu
News

OMS alerta que festivais podem se tornar eventos “super disseminadores” da varíola dos macacos

Os casos agora dispararam e muito... em questão de semanas!

  • Mixmag Team
  • 1 June 2022
OMS alerta que festivais podem se tornar eventos “super disseminadores” da varíola dos macacos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a propagação da varíola dos macacos poderia ser amplificada durante a temporada de festivais.

O vírus contagioso eclodiu recentemente na Europa e nos EUA, conhecido por ser semelhante à varíola, mas com uma erupção mais leve e menor taxa de mortalidade e normalmente é transportado por animais em regiões tropicais da África Central e Ocidental.

Com seu recente surto na Europa, especialistas alertam que a temporada de festivais aumentar o risco de “amplificar” sua disseminação. Segundo a OMS, festivais e grandes eventos “fornecerão mais contextos onde a amplificação pode ocorrer”.

“Como novos pacientes aparecem todos os dias, as investigações de casos anteriores mostram que o surto em nossa região certamente estava em andamento já em meados de abril”, disse o diretor regional da OMS na Europa, Dr. Hans Henri Kluge.

Kluge também enfatizou que o potencial de transmissão adicional na Europa é alto graças ao “maior e mais disseminado surto de varíola dos macacos já relatado”, com a Europa no “epicentro”.

“Muitos – mas não todos os casos – relatam parceiros sexuais fugazes e/ou múltiplos, às vezes associados a grandes eventos ou festas”, sugere Kluge.

Atualmente, os casos no Reino Unido são mais de 190, acima dos 57 relatados há apenas alguns dias. “A transmissão rápida e amplificada ocorreu no contexto do recente levantamento das restrições da pandemia em viagens e eventos internacionais”, diz Kluge.

Apesar de sua rápida disseminação, Kluge acrescentou que a varíola dos macacos não exigirá as mesmas medidas necessárias após a disseminação do COVID-19. O risco para o público em geral atualmente “continua baixo”.

A consultora médica sênior da UKHSA, Ruth Milton, disse sobre a propagação do vírus: “É importante trabalharmos para limitar a transmissão do vírus. Lembramos às pessoas que devem estar atentas a novas manchas, úlceras ou bolhas em qualquer parte do corpo”.

Photo: Reprodução

Load the next article
Loading...
Loading...