Menu
Home Latest News Menu
News

O encanto do Italo Disco na identidade musical do gaúcho DBeat

Estilo tem um espaço especial no case do artista; saiba mais!

  • Marllon Gauche
  • 17 July 2019
O encanto do Italo Disco na identidade musical do gaúcho DBeat

Um estilo musical não muito conhecido mas que, assim como muitos outros, tem sua beleza nos detalhes.

Apesar do próprio nome já entregar parcialmente de onde veio o Italo Disco (adivinhou?), esse tipo de música está longe de ser super popular aqui no Brasil, mesmo tendo surgido há cerca de 50 anos.

O estilo oriundo da Itália é uma variação da disco music, originário da curiosidade de alguns produtores dos anos 70 que se arriscaram a inserir sintetizadores neste ritmo, deixando o som muitas vezes com uma ambiência espacial e sci-fi, sendo denominado até mesmo de Space Disco — de forma não oficial.

O grande responsável por difundir o estilo foi o italiano Giorgio Moroder, pioneiro nessa experimentação criativa com synths.

Ele trabalhou inclusive ao lado de Donna Summer em hits que você provavelmente conheça, como “Love to Love You Baby” e “I Feel Love”, um clássico.

O músico também produziu faixas para filmes icônicos como Scarface e Top Gun, participou da produção de Random Access Memories, álbum do Daft Punk, e teve até músicas utilizadas em vinhetas de canais da TV brasileira, como Globo e SBT.

Passada essa breve apresentação do contexto histórico do Italo Disco, é possível trazer o tema aos tempos mais atuais e falar um pouco sobre um artista que tem apostado na inserção dessa estética em seus sets.

DBeat, muito conhecido pelo público gaúcho e também reconhecido por DJs nacionais e internacionais por seu talento singular nos warm ups, é uma figura com extensa bagagem musical e que, como qualquer outro digger, se apresenta também em diferentes slots da noite.

Quando não está abrindo os trabalhos de uma festa, explora as nuances da house music e encontra em vertentes paralelas ao estilo o caminho perfeito para encantar a pista.

Sua capacidade de abranger e explorar diferentes sonoridades fica muito clara no set abaixo. É possível ouvir referências de Italo Disco, Nu Disco e Indie Dance, sons que quando combinados de maneira inteligente são capazes de aflorar na pista um sentimento nostálgico, remetendo à música dos anos 80 e 90.

Sua forte identificação com a House Music e o Italo Disco o acompanham desde cedo, mas atualmente algumas figuras do cenário tem influenciado bastante sua narrativa musical, como Gerd Janson, Job Jobse e até mesmo DJ Tennis, artistas que conseguem criar momentos de muita energia em seus DJ sets explorando detalhes e elementos desses estilos de forma magistral.

Para os amantes da boa e velha música sem rótulos e prazos de validade, DBeat é um nome a se ficar de olho.

Follow DBeat on Instagram

Follow DBeat on Facebook

Follow DBeat on Soundcloud

Imagens: Divulgação DBeat / Festa Levels

Load the next article
Loading...
Loading...