O encanto do Italo Disco na identidade musical do gaúcho DBeat
Estilo tem um espaço especial no case do artista; saiba mais!
Um estilo musical não muito conhecido mas que, assim como muitos outros, tem sua beleza nos detalhes.
Apesar do próprio nome já entregar parcialmente de onde veio o Italo Disco (adivinhou?), esse tipo de música está longe de ser super popular aqui no Brasil, mesmo tendo surgido há cerca de 50 anos.
O estilo oriundo da Itália é uma variação da disco music, originário da curiosidade de alguns produtores dos anos 70 que se arriscaram a inserir sintetizadores neste ritmo, deixando o som muitas vezes com uma ambiência espacial e sci-fi, sendo denominado até mesmo de Space Disco — de forma não oficial.
O grande responsável por difundir o estilo foi o italiano Giorgio Moroder, pioneiro nessa experimentação criativa com synths.
Ele trabalhou inclusive ao lado de Donna Summer em hits que você provavelmente conheça, como “Love to Love You Baby” e “I Feel Love”, um clássico.
O músico também produziu faixas para filmes icônicos como Scarface e Top Gun, participou da produção de Random Access Memories, álbum do Daft Punk, e teve até músicas utilizadas em vinhetas de canais da TV brasileira, como Globo e SBT.
Passada essa breve apresentação do contexto histórico do Italo Disco, é possível trazer o tema aos tempos mais atuais e falar um pouco sobre um artista que tem apostado na inserção dessa estética em seus sets.
DBeat, muito conhecido pelo público gaúcho e também reconhecido por DJs nacionais e internacionais por seu talento singular nos warm ups, é uma figura com extensa bagagem musical e que, como qualquer outro digger, se apresenta também em diferentes slots da noite.
Quando não está abrindo os trabalhos de uma festa, explora as nuances da house music e encontra em vertentes paralelas ao estilo o caminho perfeito para encantar a pista.
Sua capacidade de abranger e explorar diferentes sonoridades fica muito clara no set abaixo. É possível ouvir referências de Italo Disco, Nu Disco e Indie Dance, sons que quando combinados de maneira inteligente são capazes de aflorar na pista um sentimento nostálgico, remetendo à música dos anos 80 e 90.
Sua forte identificação com a House Music e o Italo Disco o acompanham desde cedo, mas atualmente algumas figuras do cenário tem influenciado bastante sua narrativa musical, como Gerd Janson, Job Jobse e até mesmo DJ Tennis, artistas que conseguem criar momentos de muita energia em seus DJ sets explorando detalhes e elementos desses estilos de forma magistral.
Para os amantes da boa e velha música sem rótulos e prazos de validade, DBeat é um nome a se ficar de olho.
Imagens: Divulgação DBeat / Festa Levels