Menu
Home Latest News Menu
Tech News

Projeto Inovador Pode Acabar Com O Uso De Semáforos

O trânsito do futuro a base de algoritmos

  • Mixmag Brazil Crew
  • 18 March 2016
Projeto Inovador Pode Acabar Com O Uso De Semáforos

Depois dos revolucionários carros sem motorista, agora é a vez dos cruzamentos de trânsito inteligentes virarem o centro da notícia.

Um time do Massachusetts Institute of Technology (MIT) apresentou essa semana um projeto que pode exterminar os semáforos, as sinaleiras de trânsito.

O conceito, publicado num journal científico por Carlo Ratti do Senseable City Lab e Paolo Santi do Ambient Mobility Lab, propõe cruzamentos de ruas e avenidas inteligentes - bem ao estilo Tron - funcionando com algoritmos e softwares super inteligentes.

Segundo o estudo essa tecnologia, chamada 'slot-based', já é utilizada normalmente em setores como a aviação e pode tambem ser implantada no trânsito das cidades.

O sistema seria baseado em dois fatores: carros equipados com sensores que comunicam a trajetória; e um sistema central com softwares de 'Cruise Control' - já presentes na indústria automobilística - capaz de ajustar a velocidade dos carros ao se aproximarem de cruzamentos.

A tecnologia teria eficiência máxima em carros autônomos mas segundo os cientistas do MIT, o sistema tambem pode trabalhar com as tecnologias disponíveis nos veículos atuais.

"Não precisaremos esperar 20 anos para ter essa tecnologia, não precisamos nem mesmo de carros sem motorista. A coisa é muito mais simples." Disse Paolo Santi.

Veja abaixo um video que ilustra o conceito dos cruzamentos de trânsito inteligentes.

h/t FastCoDesign Imagem Ilustrativa: Natthawat/Getty Images

Veja 12 cabines de DJ posicionadas em locais pirantes aqui.

Baixe as revistas da Mixmag Brasil, grátis, para IOS e Android!

Curta a Mixmag no Facebook / Google Plus / Instagram / Twitter

Load the next article
Loading...
Loading...