Pesquisa diz que música provoca prazer semelhante ao das drogas
Um vício bom
Um novo estudo feito por pesquisadores da McGill University revela que a música afeta as mesmas áreas do cérebro que os opióides, substâncias como analgésicos e heroína.
Durante esse estudo, alguns cientistas bloquearam temporariamente opióides no cérebro usando um medicamento prescrito para tratar distúrbios de dependência.
Em seguida, mediram as respostas dos participantes à música e descobriram que suas músicas favoritas não lhes davam o mesmo sentimento de alegria que sentiam sem a medicação. Os participantes admitiram que as músicas já não faziam nada por eles, mesmo sabendo que aquela era sua música favorita.
"Esta é a primeira demonstração de que os próprios opióides do cérebro estão diretamente envolvidos no prazer musical", diz Daniel Levitin, autor sênior do estudo.
Os opióides naturais de seu cérebro são responsáveis por um efeito calmante e anti-depressivo geral e inundam seu cérebro com dopamina, o que lhe dá uma sensação feliz.
É certo que sua música favorita faz você mais feliz. Seu cérebro naturalmente faz você ficar completamente obcecado com a música da mesma forma que faria com drogas ou alimentos, porque ele quer que você continue se sentindo bem quando ele libera "elementos químicos que te fazem sentir bem".
Via: Altpress
Foto: Reprodução
Curta 10 sets incríveis do Mixmag Live em video aqui.
Baixe as revistas da Mixmag Brasil, grátis, para IOS e Android!
Curta a Mixmag no BeBee / Facebook / Google Plus / Instagram / Twitter