Menu
Home Latest News Menu
News

Nie Myer lança sexta (22) novo EP em parceria com L_cio, pela dsrptv rec

O grupo de jazz de Anderson Noise com integrantes do Skank emplaca o release 'On First Base'

  • Rodrigo Airaf
  • 20 July 2022
Nie Myer lança sexta (22) novo EP em parceria com L_cio, pela dsrptv rec

É sempre bom acompanhar as inúmeras possibilidades que a música eletrônica tem de dialogar com outras vertentes sonoras.

O experiente Anderson Noise, em sua relação profunda com a música, reativou anos atrás a sua inerente sensibilidade às diferentes abordagens musicais e sussurrou nos ouvidos de Lelo Zanetti e Henrique Portugal, integrantes da banda Skank e amigos de longa data do DJ e produtor mineiro, para criar o elegante trio de neo jazz Nie Myer.

Pode parecer, a princípio, que o nome da banda é uma homenagem ao icônico arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer - se você quiser, pode até ser - mas, na verdade, “nie myer” é uma expressão do idioma alemão que significa “nunca mais”.

E isso é como uma brincadeira com o próprio contexto do trio, já que os desencontros de agenda da vida de cada um dos integrantes fizeram com que demorassem um tempo considerável até que finalmente a ideia pudesse tomar forma.

Agora, anos depois, com o grupo formado e vivendo uma gama produtiva que respeita a naturalidade e o tempo de cada integrante, já repercute um catálogo musical.

A inauguração do trio em 2016, como comentamos aqui, se deu em grande estilo através da faixa “Vikings”, via Sony Music, colocando Noise, Zanetti e Portugal em um belo clipe com participação de ninguém menos que Milton Nascimento.

A expressividade de Nie Myer foi parar também na Transa Records, selo dos produtores brasileiros Sugar Hill e Natema por onde o grupo lançou os singles “The Secret Bossa”, “Sol Nascente” e “Papagaios”.

Ainda na fecundante parceria com a Transa Records rolou a dançante e percussiva “Cod Reis”, em 2020, um dos arranjos mais densos e refrescantes entre os lançamentos do Nie Myer.

Contando com o houseiro TR3TA e os vocais de Emanuelle Araújo, o clipe high tech deu uma pegada voltada às raízes latinoamericas singular ao projeto e reforçou a contemporaneidade do trio.

Em qualquer lançamento do Nie Myer em terrenos de dance music se percebe mais a cautela do uso de elementos à qual se propõe Nie Myer; não é sobre empurrar o diálogo entre os gêneros de maneira voraz, é mais sobre criar um estilo em que o jazz pode ser perfeitamente inserido em uma narrativa discotecária e que jogue luz à identidade de cada integrante.

Nesse sentido, é sobre liberdade criativa, elemento que se sobrepõe no novo lançamento pela dsrptv rec, label comandada por Tha_Guts em parceria com A. Cittolin e Palmer.

Até agora “On First Base” é o lançamento com maior riqueza de nuances do trio.

O fato de acontecer na dsrptv já pode ser encarado como um bom indicativo de qualidade, considerando que o selo não abre mão de uma curadoria substancial e do relacionamento com músicos vanguardistas.

Nesta equação entra L_cio, produtor paulistano que passeia tranquilamente entre estilos e micro-cenas e soma no lançamento nas faixas “Searching For” e “Memory Persistence”.

A assinatura chique e, ao mesmo tempo, boêmio de “On First Base” está em todo release, contando ainda com a aura instrumental que, se fecharmos os olhos, nos dá carona até um pub intimista onde se possa deixar o corpo ser pelo som dos metais, como na faixa “Rainbow Road”, mas ainda a atitude ruidosa da música eletrônica sutilmente amarrando cada faixa.

Follow Nie Myer & dsrptv rec on Instagram

Photo: Samara Motta

Load the next article
Loading...
Loading...