Ibiza retira mais de 2.500 anúncios ilegais de aluguel de curta temporada no Airbnb
Entre julho de 2024 e setembro de 2025, deletaram 2.831 anúncios da plataforma, correspondendo a cerca de 14.532 camas no total
O órgão governamental de Ibiza publicou que o corpo especial de combate a “alugueis de curta duração ilegais” em cooperação com a empresa de dados de viagens Mabrian realizou a remoção dos anúncios “não autorizados”.
Carros adaptados como motorhomes, caravanas, tendas e cabanas em acampamentos não autorizados foram alguns dos anúncios eliminados. Outros imóveis que não apresentavam licenciamento legítimo para aluguel também foram excluídos.
Read Next | Conheça Bengoxi, profissional consolidado na advocacia e que agora ganha destaque na música eletrônica
A repressão aos aluguéis ilegais foi anunciada pela primeira vez em fevereiro deste ano por autoridades de Ibiza, que afirmaram estar colaborando com o Airbnb para agilizar a remoção de ofertas que “operam nos limites da legalidade”.
Apesar de a presidente das Ilhas Baleares, Marga Prohens, afirmar que Ibiza está agora “100% livre” de acomodações sem licença, o jornal El Diario encontrou um anúncio de van com colchão no fundo, anunciado por mais de € 125 por noite.
Read Next | Estreia na Frau Blau, "Changes" marca novo capítulo de Theuss, entre Warung Tour e Ibiza
A descrição do anúncio dizia: “É um carro a diesel manual com uma cama dentro e sem janelas traseiras, o que significa que você pode se misturar sem chamar atenção. Recomendo estacionar na floresta, longe da cidade.”
A repressão aos aluguéis ilegais faz parte dos esforços do governo de controlar o turismo excessivo na ilha. Vicent Marí, presidente do Conselho Insular de Ibiza, declarou que a implantação da força-tarefa de aluguéis irregulares e do Sistema de Inteligência Turística de Ibiza “nos permitiu basear decisões em dados ao invés de percepções subjetivas, possibilitando defender a oferta legal da ilha, reforçar um modelo de turismo de qualidade, gerenciar fluxos de visitantes e lidar com a sensação de superlotação vivida na alta temporada.”
No inicio deste ano, o mirante icônico em Es Vedrà foi fechado após moradores solicitarem mais regulação, devido ao número excessivo de visitantes.
[via Mixmag UK]
Imagem: JC Rey