Menu
Home Latest News Menu
News

‘Hipopótamos da Cocaína’ de Pablo Escobar serão esterilizados por serem uma espécie invasora

Grupo de 80 hipopótamos mora no zoológico particular do traficante há 30 anos

  • Catherine Dias
  • 19 October 2021
‘Hipopótamos da Cocaína’ de Pablo Escobar serão esterilizados por serem uma espécie invasora

Um rebanho de 80 hipopótamos na antiga casa de Pablo Escobar deve ser esterilizado por ser considerado uma espécie invasora.

Os hipopótamos moram no zoológico particular do traficante colombiano, desde que foram trazidos para o país há quase 30 anos, e acredita-se que representem uma ameaça à segurança humana.

Apelidados de 'hipopótamos da cocaína', as organizações que cuidam da vida selvagem da Colômbia disseram que decidiram esterilizar os animais devido ao fato de o rebanho de 80 homens ter dobrado de tamanho nos últimos 10 anos.

Equipes que trabalham diretamento da vida selvagem temem que o impacto ambiental dos hipopótamos possa se tornar um 'perigo' tanto para a vida selvagem local quanto para os humanos.

Os hipopótamos foram deixados por conta própria na antiga casa de Escobar, a Hacienda Nápoles, após sua morte devido ao fato de serem grandes demais para transportar e terem conseguido escapar de suas capturas.

Um estudo conduzido por pesquisadores em várias universidades colombianas e mexicanas revelou que os hipopótamos se reproduziram com tanto sucesso que começaram a se espalhar pelo país, tornando-se uma "espécie invasora".

O estudo também revelou que os hipopótamos sairam de sua moradia original em Medellín, quase 160 quilômetros a leste da cidade, e agora vagam pela bacia do rio Magdalena.

O plano para neutralizar os mamíferos e castrá-los quimicamente para impedi-los de se reproduzir e se espalhar ainda mais surgiu depois que o estudo revelou que eles estão se tornando espécies invasoras.

Um biólogo da Universidade Nacional da Colômbia, Enrique Zerda Ordóñez, disse que esterilizar as criaturas não seria uma tarefa fácil, mas é a única opção neste momento. Até agora, 24 hipopótamos foram castrados quimicamente.

Além de representar uma ameaça à segurança humana, as fezes dos hipopótamos também têm um efeito negativo nos níveis de oxigênio em corpos d'água.

Photo: Reprodução

Load the next article
Loading...
Loading...