Grimes: "Direitos autorais são uma bobagem. A arte é uma conversa com todos que vieram antes de nós."
Em palestra no IMS Ibiza, Grimes falou sobre Inteligência Artificial, direitos autorais e outros. Saiba mais!
Grimes subiu ao palco na conferência anual International Music Summit (IMS) em Ibiza, em 28 de abril, falando sobre tudo relacionado à inteligência artificial e ao futuro da música.
Com o tema da cúpula sendo 'Encare o Futuro', Grimes estava presente para discutir tópicos relacionados à inteligência artificial, gerenciamento de direitos autorais de música e tecnologia, em uma palestra moderada pela DJ da rádio BBC Radio 1 Dance, Jaguar, e transmitida ao vivo no feed do Twitter do IMS.
"Eu sinto fortemente que há muita exclusão na música", disse Grimes. "Os direitos autorais são uma porcaria. A arte é uma conversa com todos que vieram antes de nós. Entrelaçá-la com o ego é um conceito moderno. A indústria da música foi definida por advogados, e isso sufoca a criatividade."
"Eu acho que tudo sobre direitos autorais é problemático", acrescentou ela. "Há muito controle de cima para baixo. Nos primeiros dias do TikTok, muita música estranha estava se tornando viral, mas agora o controle de acesso sufocante significa que menos coisas interessantes estão surgindo."
A artista canadense, que tem sido aberta sobre seu apoio às novas tecnologias em evolução, foi ao Twitter na semana passada para dizer aos fãs que eles poderiam usar sua voz em faixas geradas por inteligência artificial "sem penalidade", e que ela dividiria os royalties 50-50 com qualquer música criada por IA que imitasse sua voz.
Falando sobre sua oferta de colaboração com IA aos fãs no IMS, ela disse: "Por que as pessoas não deveriam poder usar minha voz? Algo legal e bonito pode vir disso. Acho que este pode ser um dos momentos mais legais para ser um artista. Estamos apenas no começo da internet.
"Eu sempre digo ao meu empresário: 'Eu quero fazer hieróglifos. Não me importo se as pessoas lembram do meu nome, mas quero ser capaz de contribuir de maneira significativa para essa cultura em um momento de grande mudança."
Sobre o assunto de gerar música com Inteligência Artificial a partir de artistas falecidos, ela acrescentou:
"Se eu estivesse morta, realmente gostaria que as pessoas fizessem isso. Mas não tenho certeza se todos concordariam. Sinto que talvez o Prince teria concordado. Se fosse um de seus amigos fazendo talvez. É um assunto complicado."
O comentário de Grimes veio em resposta à controvérsia sobre uma faixa viral apresentando vocais gerados por IA de Drake e The Weeknd, que mais tarde foi removida das plataformas de mídia social.
A faixa intitulada 'Heart On My Sleeve (Drake AI Song feat. The Weeknd)' foi produzida por um artista anônimo chamado 'Ghostwriter'.
A música foi posteriormente relatada como removida a pedido de Drake e a Universal Music, embora ainda não esteja claro se isso ocorreu devido a uma violação de direitos autorais.
Grimes também falou sobre seu relacionamento com Elon Musk: "Já tive pessoas dizendo 'o pai do seu filho invadiu a Bolívia pelo lítio'. Já fui cancelada tantas vezes - não tenho certeza se pode piorar do que dizerem que eu apoio crimes de guerra."
Ao convidar Grimes como palestrante principal, o co-fundador e curador-chefe do IMS, Ben Turner, disse:
"Grimes é uma das artistas mais importantes, impactantes e criativas de nossos tempos. Uma verdadeira visionária - sonoramente, liricamente, filosoficamente ... e depois há aquela voz angelical."
"É uma verdadeira honra recebê-la no IMS para nossa entrevista final do giro de palestras, em uma visita rara à Ibiza. Ela também estará se apresenta no evento - mais notícias em breve."