GRAMMY abandona termo ‘world music’ devido a conotações com 'colonialismo'
Categoria passa a se chamar Best Global Music Album
O GRAMMY Awards está mudando o nome de sua categoria de Best World Music Album para Best Global Music Album (Melhor Álbum de Música Global) para evitar “conotações de colonialismo”.
A Recording Academy divulgou um comunicado dizendo:
“Durante o verão, conversamos com artistas, etnomusicólogos e lingüistas de todo o mundo que determinaram que havia uma oportunidade de atualizar a categoria de melhor álbum de world music em direção a uma categoria mais relevante, moderna e inclusiva.
"A mudança simboliza o afastamento das conotações de colonialismo, folk e 'não americano' que o termo anterior incorporou enquanto se adaptava às atuais tendências e a evolução cultural entre as diversas comunidades que pode representar.”
Leia também: Leia tambem: Entrevista exclusiva: DJ Chus, da dupla Chus & Ceballos e fundador da Stereo Productions
O termo World Music 'foi cunhado no Reino Unido em 1987 como um termo para ajudar a promover a música de artistas não ocidentais e a categoria GRAMMY foi fundada em 1992.
Ela tem atraído críticas nos últimos anos por ser muito vaga e homogênea para cobrir a amplitude da música e era usado para descrever para artistas não ocidentais.
A mudança segue outra do GRAMMYs que anunciou no início deste ano, o abandono do termo "urban" para descrever a música de origem negra.
[Via: Guardian]