Menu
Home Latest News Menu
News

GRAMMY abandona termo ‘world music’ devido a conotações com 'colonialismo'

Categoria passa a se chamar Best Global Music Album

  • Mixmag Team
  • 5 November 2020
GRAMMY abandona termo ‘world music’ devido a conotações com 'colonialismo'

O GRAMMY Awards está mudando o nome de sua categoria de Best World Music Album para Best Global Music Album (Melhor Álbum de Música Global) para evitar “conotações de colonialismo”.

A Recording Academy divulgou um comunicado dizendo:

“Durante o verão, conversamos com artistas, etnomusicólogos e lingüistas de todo o mundo que determinaram que havia uma oportunidade de atualizar a categoria de melhor álbum de world music em direção a uma categoria mais relevante, moderna e inclusiva.

"A mudança simboliza o afastamento das conotações de colonialismo, folk e 'não americano' que o termo anterior incorporou enquanto se adaptava às atuais tendências e a evolução cultural entre as diversas comunidades que pode representar.”

O termo World Music 'foi cunhado no Reino Unido em 1987 como um termo para ajudar a promover a música de artistas não ocidentais e a categoria GRAMMY foi fundada em 1992.

Ela tem atraído críticas nos últimos anos por ser muito vaga e homogênea para cobrir a amplitude da música e era usado para descrever para artistas não ocidentais.

A mudança segue outra do GRAMMYs que anunciou no início deste ano, o abandono do termo "urban" para descrever a música de origem negra.

[Via: Guardian]

Load the next article
Loading...
Loading...