FurmigaDub vem dispersando a fértil cultura popular brasileira com um toque eletrônico criativo
Recentemente, o projeto se apresentou no palco New Dance Order, do The Town, e também lançou seu novo álbum, Grave da Mata Vol. 2
Música com história, ritmo, cultura, groove e autenticidade. É assim que poderíamos definir de forma breve o que é o projeto FurmigaDub, idealizado pelo multi-instrumentista paraibano Fabiano Formiga.
O resultado é um som que funde traços da cultura popular nordestina e brasileira com elementos da música eletrônica contemporânea, criando uma ponte entre ritmos e estilos e quebrando qualquer barreira musical que possa existir.
Isso fica muito claro no disco lançado no final de junho, Grave da Mata Vol. 2, que adentra nas nuances da música regional, mas desta vez focando em sons mais instrumentais e diversas colaborações — o lançamento é um desdobramento de seu primeiro álbum, Grave da Mata, de 2018.
Entre os participantes, estão amigos de longa data como Alex Madureira, em “Viva a Natureza”, performando a guitarra e o baixo, como também Monkey Jhayam em “Deep Coco” e “Tuareg”, destilando seus vocais, além de Ella Voa, em “Bala de Prata”.
COVER STORY | Conheça Elif, artista turca que vem despontando na cena da música eletrônica internacional
O álbum é fruto de mais de 10 anos de vivências do artista com a música, que resolveu apresentar ao mundo os estilos que cresceu ouvindo, como ciranda, caboclinho e baião, atrelados ao groove e às batidas da música eletrônica.
De forma muito autêntica e criativa, flutuando entre deep/dub/reggae, Formiga consegue conectar o analógico e o digital, o ancestral e o contemporâneo, sempre buscando ressaltar a importância da influência afro e indígena da nossa cultura.
Até porque, como ele mesmo diz: “A cultura brasileira nasceu na mata e até hoje muitas das nossas referências são tropicais”.
Ao lado do diretor artístico do New Dance Order, Cláudio RMF - Foto Wesley Rodrigo
Read Next | Moon Influences: conheça a label catarinense que está movimentando a cena eletrônica em diversas frentes
Fabiano Formiga também traz na bagagem 13 anos de experiência com as Orquestras Sinfônicas da Paraíba, o que certamente o ajuda nessa mistura ousada e disruptiva de sonoridades.
Vale destacar ainda que o artista acabou de assinar contrato com uma agência de empresariamento artístico, O Bando da Paraíba, e esteve presente no The Town, abrindo o palco New Dance Order no último sábado (02) junto com o Forró Red Light e o Baile Encarnado.
Follow FurmigaDub on Instagram, Facebook & Soundcloud
Photos: Wesley Rodrigo
COVER STORY | De um vilarejo na Ucrânia às melhores baladas do mundo. Conheça Xenia, estrela em ascensão no techno!