Menu
Home Latest News Menu
News

Florian Schneider, membro fundador da Kraftwerk, morre de câncer aos 73 anos

Músico alemão ajudou a popularizar a música eletrônica

  • Mixmag Team
  • 6 May 2020
Florian Schneider, membro fundador da Kraftwerk, morre de câncer aos 73 anos

Florian Schneider, membro fundador do grupo de música eletrônica seminal Kraftwerk, morreu de câncer aos 73 anos.

O músico alemão co-fundou o Kraftwerk ao lado de Ralf Hütter em 1970, depois de se conhecerem dois anos antes quando eram estudantes na Academia de Artes de Remscheid, antes de começarem a estudar no Robert Schumann Hochschule em Düsseldorf.

O instrumento original de Schneider era a flauta, que ele distorcia com efeitos eletrônicos. Em meados dos anos 70, ele começou a se concentrar mais exclusivamente no uso de sintetizadores e instrumentos eletrônicos.

O Kraftwerk é conhecido como um dos nomes mais importantes da história da música eletrônica, ajudando a popularizar o gênero nos anos 70, sendo regularmente citado por criadores de house e techno dos EUA, como Juan Atkins e Derrick May, como suas principais influências.

Schneider esteve envolvido na criação dos 10 álbuns de estúdio do Kraftwerk, incluindo 'Autobahn', de 1974, que foi indicado ao Grammy Hall of Fame em 2015.

O Kraftwerk também foi homenageado com um Grammy Lifetime Achievement Award em 2014 e foi indicado ao Rock Hall of Fame seis vezes, embora não tenha sido indicado.

Schneider permaneceu como figura-chave no grupo que desempenhou um papel fundamental no início da música eletrônica, antes de sair da banda em 2008.

Nenhuma razão para sua partida foi dada, apenas uma declaração curta dizendo: "Florian Schneider deixa o Kraftwerk após uma parceria de 40 anos. Essa parceria gerou músicas incríveis e enormes avanços na tecnologia da música".

A atual formação do Kraftwerk inclui Ralf Hütter, Fritz Hilpert, Henning Schmitz e Falk Grieffenhagen. O grupo planejava embarcar numa turnê norte-americana comemorando seu 50º aniversário este ano. Recentemente a turnê foi adiada devido ao surto de coronavírus e deverá ser remarcada para 2021.

Em 2015, Schneider lançou uma faixa com tema ambiental chamada 'Stop Plastic Pollution' como parte da campanha Parley for the Oceans. Segundo o artista, ele se sentiu inspirado a participar depois de "nadar no oceano nas costas de Ghana e observar pescadores apanharem apenas lixo plástico em suas redes.

O Kraftwerk divulgou uma declaração à Rolling Stone dizendo: “O cofundador e pioneiro eletro-elétrico do Kraftwerk, Ralf Hütter, nos enviou as notícias muito tristes que seu amigo e companheiro por muitas décadas. Florian Schneider faleceu de câncer apenas alguns dias após seu 73º aniversário.

“No ano de 1968, Ralf Hütter e Florian Schneider iniciaram sua colaboração artística e musical. Em 1970, eles fundaram seu estúdio eletrônico Kling Klang em Düsseldorf e iniciaram o projeto multimídia Kraftwerk. Todos os álbuns do catálogo Kraftwerk foram concebidos e produzidos lá. ”

R.I.P. Florian Schneider

Photo: Reprodução

Load the next article
Loading...
Loading...