Falamos com Gustavo Rassi, do Warung, sobre o lançamento do VA Solitude
Disco foi lançado dia 19 de junho com 20 faixas originais
O Warung, um dos clubs mais emblemáticos do Brasil — e se não do mundo — segue firme no seu propósito de incentivo ao ecossistema musical, principalmente quando falamos do território latino-americano.
Porém, com as festas pausadas por tempo indeterminado, a marca se viu na tarefa de repensar suas ações para continuar apoiando e dando espaço para artistas locais e de países vizinhos.
Assim, a equipe resolveu idealizar através de sua gravadora, Warung Recordings, junto com o Alataj, o VA Solitude, com o intuito de reunir produtores de identidades e lugares diferentes num mesmo material, conectando todos por um mesmo ideal.
O disco foi lançado dia 19 de junho nas principais plataformas digitais e já pode ser conferido na íntegra:
Gustavo Rassi, sócio-fundador do Warung, falou com a gente um pouco sobre esse projeto tão especial e importante para a cena.
Rassi, tudo bem? Primeiramente parabéns pela iniciativa. Hoje com o cenário de pandemia qualquer ação é fundamental para apoiar a classe artística que tanto sofre com o isolamento social. Essa foi uma ideia que surgiu devido a este panorama?
Gustavo Rassi: Olá, tudo bem! Um prazer falar com a Mixmag.
Sim foi uma ideia que surgiu logo no início da pandemia em uma discussão dentro do nosso grupo de trabalho do selo.
Pareceu fazer sentido pra nós, conectar vários artistas que estavam no seu estúdio criando músicas.
Escolhemos trabalhar com nomes mais novos para incentivar mesmo e também, claro, para usar nosso tempo livre para descobrir novos talentos.
Além das faixas que o próprio staff previamente selecionou, quantas músicas foram recebidas através do concurso? Quais foram os critérios para escolher quem integraria este VA?
Foram quase 100 faixas recebidas através do Alataj em 30 dias, uma resposta muito boa tanto em quantidade como qualidade... foram tantas músicas com nível excelente que ficou difícil pra gente escolher apenas 2 ou 3, que era a ideia inicial.
Acabamos fazendo um segundo volume com 10 faixas vindas do concurso.
Escutamos todo o material, tanto eu como o Leo Janeiro e o Albuquerque pelo lado do selo (teve um pitaco do Conti ali), o Alan também trouxe as considerações dele e da turma do Alataj.
Foi uma curadoria coletiva e acho o que mais pesou foi sobretudo a qualidade e originalidade da música, mas levando-se em conta também o conjunto das faixas de forma que incluíssemos múltiplos estilos.
Não sei se a gente foi justo com todos, afinal tinha muita coisa boa!
Agradecemos muito a todos que enviaram suas demos!
Um dos destaques é justamente a união de artistas consagrados com rostos novos no mercado, inclusive produtores argentinos, público que é seguidor fiel do Warung. Quão importante você considera esse caráter de união pra cena?
Sempre muito importante ter união dentro de um setor, principalmente agora com a pandemia.
A retomada não vai ser fácil e acredito que tanto o público argentino como os artistas argentinos serão muito bem-vindos.
Novos nomes e artistas locais também tendem a achar espaço na retomada com a questão da diminuição dos investimentos em line up.
Procuramos como club já iniciar a busca de uma nova solução de conteúdo artístico, adaptada para os novos tempos.
Que recado ou conselho você deixaria para aqueles que, de alguma forma, sonham em ter seu trabalho atrelado ao Warung? Seja através da gravadora ou até mesmo na cabine do club…
Pela gravadora podemos dizer que seguiremos fazendo anualmente algo parecido, então vai continuar tendo espaço para vocês!
Para o DJ que gostaria de estar presente nas festas de SC e em especial tocar no Warung, eu diria: se possível mude-se para Santa Catarina porque vai ser a hora dos artistas locais!
Por fim, alguma novidade pode ser adiantada para os próximos passos da gravadora ou até mesmo do Warung? Obrigado!
P com o Raxon, que é um grande amigo do clube e também um artista que entrou no time dos grandes nomes do Beatport, com lançamentos sólidos pela Speicher, Diynamic, Ellum e Drumcode na sequência.
, já estamos trabalhando 18 meses em cima disso.
Quanto ao Warung, aguardamos como os demais promoters o momento oportuno para reabrir com segurança.
Até lá seguiremos fazendo algumas lives e outras ações promocionais como o Radioshow e sabe lá o que mais!
Imagens: Divulgação