Faixa com vocais criados em Inteligência Artificial ultrapassa os 100 milhões de streams
Criado pela Tencent Music Entertainment, os vocais foram feitos para imitar a voz humana
Uma faixa que usa vocais criados por Inteligência Artificial (AI) semelhantes a de humanos ultrapassou 100 milhões de streams, de acordo com seu criador, a Tencent Music Entertainment (TME).
A empresa com sede na China disse à Music Business Worldwide que criou e lançou mais de 1.000 faixas com vocais de IA que imitam a voz humana.
Traduzida para o inglês pela Music Business Worldwide, a faixa chamada 'Today' se tornou "a primeira música de um cantor de IA a tocar mais de 100 milhões de vezes na Internet", afirma a TME.
Quando executados na Calculadora de Streaming, os 100.000.000 streams totalizam cerca de US$ 348.000 (£ 291.801) em receita.
Em setembro, a TME lançou o Lingyin Engine, que “patenteou a tecnologia de síntese de voz”, explicaram ao Music Business Worldwide, acrescentando que podem agora “replicar de forma rápida e vívida as vozes de cantores para produzir canções originais de qualquer estilo e idioma”.
Um dos projetos que vieram da Lingyin Engine os viu desenvolver “vozes sintéticas em memória de artistas lendários”, como a falecida Teresa Teng e a falecida Anita Mui.
Read next: Como conquistar a tão sonhada residência em um grande club? Andre Salata compartilha sua visão
Esta semana, a TME também revelou que, juntamente com os tributos por voz, eles estão trabalhando para recriar estrelas atualmente ativas, incluindo a atriz chinesa Yang Chaoyue.
No início deste ano, um rapper com inteligência artificial assinou contrato com a Capitol Records, tornando-o o primeiro "artista de IA" a assinar um contrato com uma grande gravadora.
Chamado FN Meka, ele foi a criação de Anthony Martini e Brandon Le, que dizem que sua música é quase inteiramente gerada por IA - além de sua voz, que é a de um humano real.
Apenas uma semana depois que a gravadora Capitol Records fez sucesso na internet ao assinar o primeiro 'rapper de IA' do mundo, o artista virtual foi descartado devido a estereótipos raciais.
Photo: Reprodução Web
Read next: Anna Tur lança novo EP 'My Girls' pela Lowlita Records. Lançamento já está nas plataformas digitais