Search Menu
Home Latest News Menu
News

Entre Minimal House e memes clássicos, John Deluxe fala sobre seu novo EP, “Chapado”

O novo trabalho do produtor português apresenta um toque de humor bastante inusitado

  • Ágatha Prado
  • 8 June 2021
Entre Minimal House e memes clássicos, John Deluxe fala sobre seu novo EP, “Chapado”

Minimal House com sofisticação e personalidade.

Os trabalhos de John Deluxe, a alcunha do DJ e produtor português João Nina, são reflexo de seus quase dez anos de experiência no universo da produção e da música eletrônica.

Considerado uma das revelações da cena minimal portuguesa, ele já marcou presença nos diversos catálogos europeus do estilo, como Dear Deer, Ole White, Array Music, Ovrdose Deep, Select Rec, entre outros que receberam sua identidade focada em melodias revigorantes construídas através dos mínimos detalhes.

Neste ano, ele inclusive venceu o remix contest da música de “She Likes To Dance”, de Jizz, promovido pela Ovrdose Deep, sua grande conquista de 2021.

Trilhando um caminho cada vez mais promissor, ele estreia agora pela Freak & Weirdo com um EP que traz uma homenagem cômica e criativa de um clássico meme brasileiro.

Quem se lembra do vídeo do Sargento Fahur? Este vídeo viral se tornou peça-chave para a criação da faixa-título do EP Chapado, que John acaba de lançar.

Conversamos com ele pra saber um pouco mais sobre os detalhes desse novo trabalho:

Estamos curiosos para saber como você chegou até o clássico ‘Meme do Sargento’ e como surgiu a ideia de protagoniza-lo nos vocais da faixa Chapado… você já tinha feito algo parecido antes?

John Deluxe: Eu estava pesquisando e queria um vocal que fosse diferente, que as pessoas pudessem reconhecer a voz e ao mesmo tempo que fosse engraçado. Quando eu vi o primeiro vídeo do Sargento Fahur, achei muito engraçado!

Depois de ver mais alguns vídeos dele, escolhi as melhores frases e montei o arranjo da música. Gostei muito do resultado final, acho que é aquela música boa para a pista de dança e ao mesmo também cria aquele impacto quando ele fala durante a música, porque o jeito dele é bem cômico e polêmico.

Depois dei um toque mais acid para equilibrar e criar um buildup interessante, para quando entrar o drop, agitar a pista.

A outra track do EP, ‘Chillax’, já fiz numa linha mais minimal, para o pessoal que curte um som mais underground, com o pad ambientando aquela atmosfera característica do Deep Tech.

E qual é exatamente a sua relação com o Brasil? Você acompanha os memes daqui? Já teve algum outro que despertou uma ideia para uma música?

Na verdade eu sempre tive contacto com o Brasil porque fui criado aqui em Portugal por uma brasileira e sempre tive um grande carinho pelo país, inclusive sempre vou acompanhando o que acontece por aí, seja sobre música ou até mesmo de informação e entretenimento geral, mas eu nunca tinha usado nada relacionado com memes nas minhas músicas.

Chapado também marca sua estreia na gravadora Freak & Weirdo. Podemos dizer que foi o encaixe perfeito, concorda? Como rolou essa aproximação com o label?

Também acho, o nome do EP é bem Freak & Weirdo (risos).

Eu já seguia os trabalhos do dono da label, o Pedro Costa, um artista bastante consagrado no gênero e com uma vasta experiência de lançamentos.

Surgiu o convite para lançar na label dele e fui em busca de algo que pudesse encaixar dentro da sonoridade que eles lançam e ao mesmo tempo que fosse ao encontro da temática da label, acho que casou perfeitamente.

Sua assinatura tem raízes fincadas no Minimal House e suas faixas enfatizam a sofisticação da House Music nos mínimos detalhes. Quais são os artistas que você traz como referência para seus trabalhos de estúdio?

Ultimamente tenho seguido mais artistas como Artmann, Jizz, Theos, Thurman e também os brasileiros Gabriel Evoke, Diego Lima, Lenner e Vanucci.

Como o cenário português tem influenciado seu som e sua carreira como produtor? O que há de mais interessante rolando por aí no momento?

Neste momento ainda estamos com muitas limitações por causa da pandemia, os eventos são muito poucos e com lotação muito reduzida.

Ao nível da produção, existem muito bons artistas a lançar muita música boa. O momento é oportuno para produzir e confesso que existem muitos bons talentos por aqui que tem me surpreendido. Novos labels têm surgido e feito um bom trabalho durante estes tempos de incerteza. Sempre gosto de colaborar para fazer parte da cena local e nacional.

E o que mais está por vir nestes próximos meses para John Deluxe?

O ano de 2021 está sendo incrível, os próximos lançamentos são os seguintes:

- 18 Junho Blue Lagoon EP | LMNTAL Music (México)

- 09 Julho Catadupa EP | Be Positive (Portugal)

Mas ainda vou ter releases este ano na Irregular Muzik, do Paul Haro, na Tres14 Music, e nas labels portuguesas Plastik Galaxy e Select Rec.

Dia 27 de Junho também começa minha nova residência na Rádio Bloop London. Sempre no 4º Domingo de cada mês, com o nome “The Dop. Show”, acompanhem!

Follow John Deluxe on Instagram, Facebook & Soundcloud

Photos: Divulgação

Load the next article
Loading...
Loading...