Menu
Home Latest News Menu
Tech News

Conheça o robô que usa inteligência artificial para criar a própria música

Evolução acelerada

  • Mixmag Team
  • 27 April 2019
Conheça o robô que usa inteligência artificial para criar a própria música

Cientistas americanos desenvolveram um robô que usa inteligência artificial para criar sua própria música inspirada em obras de artistas lendários como Beethoven e Mozart.

O Shimon é na verdade um robô dotado de quatro braços e oito baquetas que escreve e toca suas próprias composições numa marimba, usando base de dados de outros artistas.

O projeto foi desenvolvido durante 7 anos por pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Georgia, que alimentaram o Shimon com cerca de 5.000 músicas de artistas que incluem nomes como Beethoven, Beatles, Lady Gaga e Miles Davis.

A tecnologia permite que o robô escute música tocada por seres humanos e improvise sobre progressões de acordes pré-compostas. Saiba mais sobre os projetos de Inteligência Artificial do Google.

As composições do robô representam a forma como a música soa e se parece quando um robô usa redes neurais complexas para aprender tudo o que sabe sobre música", disse Mason Bretan, um estudante de doutorado na Georgia Tech." Depois que Shimon aprende as lições, ele cria sua própria seqüência e compõe a música.

"Esta é uma grande evolução na qualidade musical de Shimon porque ele está agora usando machine learning para criar uma composição mais estruturada e coerente", disse Gil Weinberg, professor do núcleo de tecnologia.

"Queremos explorar se os robôs podem tornar-se musicalmente criativos e gerar novas músicas que os humanos podemos achar belas, inspiradores e estranhos", disse Weinberg.

Veja o Shimon em ação no video abaixo.

H/t India Times & Deccan Chronicle

Photo: Reprodução

Curta 10 sets incríveis do Mixmag Live em video aqui.

Baixe as revistas da Mixmag Brasil, grátis, para IOS e Android!

Curta a Mixmag no BeBee / Facebook / Google Plus / Instagram / Twitter

Load the next article
Loading...
Loading...