Menu
Home Latest News Menu
Tech News

Esse aparelho permite criar música com os próprios pensamentos

Se liga no Encephalophone

  • Mixmag Team
  • 22 January 2019
Esse aparelho permite criar música com os próprios pensamentos

Um novo instrumento musical permite que as pessoas façam música com suas mentes.

O Encephalophone, aparelho recém-desenvolvido que pode ser usado sem o auxílio das mãos, é mais uma novidade da tecnologia moderna.

A idéia dos cientistas é que este novo instrumento ajude a capacitar e reabilitar pacientes com deficiência motora em resultado de males como acidentes vasculares cerebrais, lesões da medula espinhal, amputação ou esclerose lateral amiotrófica.

O Encephalophone capta sinais cerebrais através de uma espécie de boné que transforma esses sinais em notas musicais. A invenção é acoplada a um sintetizador, permitindo que o usuário crie música usando uma grande variedade de sons instrumentais.

Thomas Deuel, da Universidade de Washington, originalmente desenvolveu o aparelho em seu próprio laboratório independente, em colaboração com Felix Darvas, um físico da mesma Universidade.

Logo no início do estudo, os pesquisadores obtiveram ótimos resultados, especialmente em relação a facilidade do uso do equipamento. Em um teste preliminar com 15 pacientes, todos conseguiram criar música sem nenhum treinamento prévio.

O Encephalophone baseia-se em interfaces cérebro-computador usando um método antigo, chamado eletroencefalografia, que mede sinais elétricos no cérebro.

Os cientistas começaram a converter esses sinais em sons na década de 1930 e, na década de 1960, em música. Mas nessa época, os métodos ainda eram difíceis de controlar e não eram facilmente acessíveis para usuários não especializados.

"Existe grande potencial para o Encefalofono melhorar positivamente a reabilitação de pacientes com AVC e pessoas com deficiência motora", afirmou o cientista.

H/t: Economic Times

Foto: Reprodução

Assista Elekfantz no Mixmag Live aqui.

Load the next article
Loading...
Loading...