Cogumelos mágicos podem ajudar na recuperação de alcoolismo, diz nova pesquisa cientifica
Participantes que tomaram pílulas de psilocibina reduziram consumo de álcool ou pararam completamente

Um componente encontrado nos cogumelos mágicos, a psilocibina, ajudou os bebedores pesados de álcool a reduzir o consumo – ou até mesmo parar completamente, mostrou uma nova pesquisa extensa sobre o componente.
A psilocibina atua como componente alucinógeno dos cogumelos e pode ser encontrada em várias espécies diferentes.
Nas descobertas publicadas do “primeiro ensaio moderno, rigoroso e controlado” da Jama Psychiatry – os alcoólatras que consumiram o componente também reduziram a bebida e até pararam de beber.
93 participantes do estudo consumiram um placebo ou uma pílula contendo psilocibina enquanto estavam deitados em um sofá com os olhos fechados e usando fones de ouvido para ouvir música gravada.
Eles tiveram duas dessas sessões, com um mês de intervalo, e também receberam 12 sessões de terapia de fala.
Os pacientes que usaram psilocibina tiveram um desempenho melhor do que o grupo de controle nos oito meses após a dose inicial, consumindo em média um em cada dez dias, em oposição a um em cada quatro dias para o grupo que tomou pílulas falsas.
Comparativamente a 24% do grupo controle, quase metade daqueles que tomaram psilocibina pararam completamente de beber.
Michael Bogenschutz, diretor do NYU Langone Center for Psychedelic Medicine, que liderou a pesquisa, disse:
“Mais partes do cérebro estão falando com mais partes do cérebro. Existe a possibilidade de realmente mudar de maneira relativamente permanente a organização funcional do cérebro.”
Alguns povos e comunidades indígenas usam a psilocibina como remédio há séculos e até milênios, como culturas pré-maias usando cogumelos psicodélicos de psilocibina em 1500 aC.
Nos últimos anos, drogas psicodélicas estão sendo usadas em testes mais inovadores em todo o mundo “ocidental”.
Um ensaio clínico para terapia psicodélica usando música está programado para ser aberto em Londres, e um centro de pesquisa inédito para terapia com drogas psicodélicas foi inaugurado em Melbourne no ano passado.
Confira o full report sobre a terapia assistida a base de psilocybin by Jama Psychiatry aqui.
Image: Mathew Schwartz