Cientistas criam o menor disco de vinil do mundo que é tão pequeno que mal pode ser visto pelo olho humano
Medindo 15x15 micrômetros, ele pode tocar 25 segundos de 'Rockin' Around The Christmas Tree'
Cientistas na Dinamarca criaram o menor disco de “vinil” do mundo, que é tão pequeno que mal pode ser visto a olho nu.
Medindo apenas 15x15 micrômetros, com ranhuras de apenas 65 nanômetros de profundidade - o minúsculo disco toca 25 segundos de 'Rockin' Around The Christmas Tree' em estéreo, por EDM.
Em um vídeo do YouTube demonstrando o processo de criação, o pós-doutorado Nolan Lassaline, da DTU Physics da Universidade Técnica da Dinamarca, explicou que o disco era “tão pequeno que tudo o que estamos padronizando pode caber em um único sulco de um disco de vinil comum”.
Read next: Everything But The Girl lança novo single e divulga novidades de seu primeiro album em 24 anos
Ele usa o sistema de litografia Nanofrazer Scholar 3D da DTU Physics e imprime as ranhuras do disco em filme de polímero.
O professor Peter Nøggild explicou que, embora seja improvável que produzam música em massa em breve, a tecnologia pode ser crítica em futuras pesquisas científicas.
Ele disse: “Embora este álbum seja, obviamente, um pouco divertido de Natal, também é um exercício muito sério para algo que é importante para nossa pesquisa.
“Enquanto fazemos esses tipos de sulcos aqui com precisão nanométrica, podemos transferi-los para vários outros materiais, onde isso nos permitirá fundamentalmente manipular as propriedades do material em nanoescala”, continuou ele.
“Estamos fazendo algo que nunca fomos capazes de fazer em física e ciência de materiais antes.
“Outra coisa para a qual também usaríamos isso é fazer pequenos sensores de campo magnético que nos permitam medir as correntes no cérebro e, para isso, esperamos a longo prazo criar alguma tecnologia acessível que nos permita responder a perguntas. pertencentes à doença de Parkinson e Alzheimer.
O trabalho da DTU Physics não é o único exemplo de pessoas experimentando a tecnologia de discos de vinil de décadas atrás.
No ano passado (novembro de 2022), dois artistas coreanos criaram um toca-discos que toca música de plástico descartado.