Burning Man 2025 começa de forma “caótica” com alertas de enchente, ventos intensos e tempestade de poeira
Quatro pessoas já ficaram feridas devido às condições extremas em Black Rock City, enfrentando raios, ventos de até 80 km/h e novos temporais previstos para os próximos dias

O Burning Man 2025 começou sob clima intenso e imprevisível, com tempestades de poeira, trovões, rajadas violentas de vento e alertas de enchente atingindo os primeiros dias do evento.
No sábado, 23 de agosto – apenas um dia antes da abertura oficial desta edição – milhares de pessoas chegaram a Black Rock City, Nevada, gerando congestionamentos de horas e quilômetros de filas, como mostram vídeos que circularam nas redes sociais.
Naquela noite, o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA emitiu alertas de ventos fortes e de uma “parede de poeira” se aproximando da região, além de enchentes em Mammoth Lakes, área próxima ao festival.
No domingo, dia de abertura oficial do Burning Man 2025, a organização publicou em seu painel de atualizações oficiais avisos sobre descargas elétricas e tempestades, pouco antes da chuva atingir a playa.
Vídeos compartilhados online mostraram tempestades de poeira intensas varrendo os acampamentos. Um participante publicou no Instagram imagens dos ventos destruindo estruturas, relatando:
“Ventos insanos demoliram os camps no sábado, incluindo o nosso.” Ele completou: “2 a 3 dias de montagem sob o sol escaldante, tudo perdido. Também tivemos alguns feridos com hastes e objetos voando no vento.”
Na segunda-feira, o festival voltou a emitir vários alertas climáticos no Twitter/X, alertando para chuvas e trovoadas previstas para a noite na playa. “Pode ou não nos atingir, mas devemos nos preparar como se fosse certo”, dizia a nota. “Já passamos por isso no domingo à noite e estamos prontos novamente.”
Um porta-voz do Burning Man disse à NBC News que, até agora, quatro ferimentos leves foram registrados como resultado dos ventos e tempestades de poeira. O evento deve reunir 70 mil pessoas este ano e segue até segunda-feira, 1º de setembro.
Photo: Humminglion/IG