EXIT Festival lança campanha de financiamento coletivo Save EXIT Freedom
Festival anunciou que não poderá mais realizar eventos em seu país de origem depois de perder US$ 1,5 milhão em financiamento do governo sérvio

O Exit Festival lançou uma campanha de financiamento coletivo para proteger seu futuro, após realizar no mês passado a sua “última” edição na Sérvia.
Intitulada Save Exit Freedom, a iniciativa busca apoiar o festival na preservação de sua “independência e valores”, garantindo a “estabilidade imediata da organização” e protegendo “mais de 100 empregos permanentes”.
Entre os dias 10 e 13 de julho de 2025, o EXIT recebeu 200 mil pessoas em Novi Sad, em um evento divulgado como a última edição em solo sérvio, depois de os organizadores anunciarem que este ano marcaria o fim do festival no país.
O festival citou “pressões financeiras e políticas” após apoiar protestos estudantis contra o governo do presidente Aleksandar Vučić. Segundo a organização, o EXIT perdeu mais de “€1,5 milhão em cofinanciamento público”, além de patrocínios “controlados pelo governo”.
“O recente EXIT Festival é de importância imensurável - um momento histórico em que um festival de música se levantou contra uma forte pressão governamental destinada a silenciar nossa liberdade de expressão e reprimir nosso apoio aos bravos estudantes da Sérvia. Resistimos a qualquer tentativa de repressão estatal e mostramos que união, solidariedade e amor ainda triunfam sobre o medo – e que a arte não pode ser silenciada”, declarou Dušan Kovačević, fundador do grupo EXIT Festival.
Ele acrescentou:
“Com a campanha de financiamento coletivo, estamos defendendo a independência de toda uma organização e das pessoas que a sustentam. Acreditamos firmemente que este é um momento para a indústria da música se unir, proteger um dos seus e demonstrar que, coletivamente, é mais forte que qualquer governo do mundo. Ao defender a independência e a liberdade do EXIT, defendemos a liberdade de todos os artistas, profissionais e organizações musicais que possam enfrentar pressões semelhantes em qualquer lugar.”
Read Next | Jamie Stevens lança álbum solo 'A Beginner’s Guide To Floating' e eleva a arte da música eletrônica
Em resposta à Mixmag, a equipe do festival esclareceu que a permanência na Sérvia não está vinculada à campanha Save Exit Freedom:
“A decisão de não realizar o EXIT Festival na Sérvia em 2026 foi tomada com base na situação política do país e nas pressões antidemocráticas do atual governo sérvio contra o EXIT e outras organizações culturais e sociais que apoiaram os protestos estudantis.
O objetivo do financiamento coletivo é proteger cerca de 100 empregos permanentes da organização no curto prazo, assegurando a continuidade operacional até o desenvolvimento da turnê global prevista para 2026. Essa medida dará estabilidade enquanto o EXIT avalia as várias propostas recebidas após o anúncio de que não haverá mais edições do festival na Sérvia.”
Saiba mais sobre a campanha Save Exit Freedom here.
Imagem: Reprodução