Burning Man 2023 sofre com alagamento, deixando milhares de pessoas presas na lama no Deserto de Nevada
Segundo a CNN, em um período de 24 horas foram registrados o equivalente a três meses de chuva na região
O Burning Man 2023 foi atingido por uma tempestade de final de verão com chuvas torrenciais, causando inundações no evento pela primeira vez.
Reunidos na Playa do Deserto Black Rock, em Nevada, estão cerca de 70.000 participantes do festival. Os organizadores anunciaram que "As estradas em Black Rock City ainda estão muito úmidas e lamacentas para serem oficialmente abertas para a saída no domingo".
Até o final do sábado, as autoridades ainda estavam incertas sobre quando as estradas estariam suficientemente secas para que veículos e trailers de recreação pudessem transitar com segurança.
Os organizadores implantaram trailers com serviço de celular móvel e
ônibus para as dezenas de milhares de pessoas ainda presas na área do
festival e estão usando as redes sociais para compartilhar noticias
sobre as estratégias de segurança e saída.
De acordo com a CNN, em um período de 24 horas (de sexta-feira, 1 de setembro a sábado, 2 de setembro), foram registrados o equivalente a três meses de chuva na região, resultando em até 0,8 polegadas de lama densa e argilosa, o que tornou praticamente impossível andar de bicicleta ou até mesmo caminhar.
Diplo, um frequentador assíduo do festival, conseguiu sair da Playa
pegando carona na caminhonete de um fã depois de caminhar 6 milhas
através da lama. Ele estava acompanhado pelo comediante Chris Rock.
Outros participantes do festival que decidiram (literalmente) sair do local dirigiram-se a bares locais em busca de abrigo. Enquanto isso, aqueles que permaneceram no local foram orientados a economizar água e comida e esperar por melhores condições.
A queima do Man, programada para o domingo passado, foi remarcada para a noite de segunda-feira, com os organizadores mencionando que as operações do evento estão "respondendo às condições em evolução".
No início do Burning Man, manifestantes do clima estacionaram um trailer na estrada, bloqueando a entrada dos participantes na área e causando um congestionamento de quilômetros.
Várias preocupações deles incluem o descarte ilegal de lixo do festival e a pegada de carbono, que chegou a 100.000 toneladas de CO2 por ano em 2019.
O presidente Biden também foi informado da situação, que inclui a trágica morte de um participante. A causa da morte ainda é desconhecida.
COVER STORY | De um vilarejo na Ucrânia às melhores baladas do mundo. Conheça Xenia, estrela em ascensão no techno!