Menu
Home Latest News Menu
Blog

As principais parcerias das competições de eSports

Listamos algumas das parcerias mais conhecidas que influenciaram o desenvolvimento do futuro da cena

  • Luciana Dias
  • 26 May 2023
As principais parcerias das competições de eSports

O patrocínio é uma parte muito importante de qualquer indústria e, nos eSports, o seu papel parece ter destaque e influência ainda maiores.

O crescimento dos esportes eletrônicos na última década tem motivado mais investimentos e maior interesse de audiências mais jovens.

Esse fenômeno resultou na rivalidade entre as receitas de esportes tradicionais e eSports, que têm se desenvolvido paralelamente, mas com os esportes eletrônicos claramente dominando nos últimos anos em termos de inovação.

A seguir observamos algumas das parcerias e nomes mais conhecidos que influenciaram o desenvolvimento do futuro dos eSports em várias direções.

Spotify

Uma das maiores e mais renomadas plataformas de música, o Spotify tem uma parceria desde 2020 com a Riot Games para o seu título mais popular, o League of Legends.

O serviço de streaming de áudio se tornou uma espécie de provedor exclusivo para o game, com um conjunto de diversos podcasts originais inspirados em todo o universo de League of Legends.

Para além da parceria, o Spotify também se apresentou com o Hino do Mundo do jogo, que foi tocado durante as cerimônias de abertura dos eventos do Campeonato Mundial, em que as melhores equipes de eSports do mundo se enfrentaram.

Warner Music Asia

A relevância do áudio nos eSports tem trazido à modalidade outros parceiros focados na mídia.

A Warner Music Asia, por exemplo, que faz parte da Sony Group Corporation, foi outra das empresas a celebrar uma parceria oficial de streaming de áudio com os eventos da Esports Player League (ESPL).

O acordo, ainda em voga, permite que os eventos da ESPL incorporem músicas da Warner Music em sua plataforma.

O investimento inicial de US$250 milhões começou como uma importante entrada na indústria dos eSports através da plataforma da ESPL.

Betway

Um dos segmentos que têm acompanhado de perto o desenvolvimento dos eSports é o das casas de apostas. O dinamismo, bem como o nível de competição das partidas de eSports, conseguem oferecer mercados de apostas para os mais variados gostos e perfis.

As casas de apostas tradicionais, como a Betway, agora também oferecem eSports bets nas principais competições da modalidade, como League of Legends, Counter-Strike e Valorant. Além disso, muitas das equipes, eventos e jogadores contam também com o patrocínio dessas plataformas, as quais representam o seu nome nas provas de eSports de mais alto nível.

Red Bull

A Red Bull tem um histórico muito longo de participação e patrocínio em eventos esportivos, sobretudo em eventos alternativos e de esportes radicais. No caso dos eSports, a marca participou desde cedo em seu desenvolvimento, sendo hoje um nome muito reconhecido em toda a indústria.

Os espectadores podem facilmente encontrar jogadores, equipes, eventos e até mesmo competições que levam o nome da Red Bull, como Red Bull Solo Q e Red Bull Wololo. A Red Bull também reúne ativamente os melhores artistas, músicos e atletas para completar as agendas dos principais eventos, com atividades e sessões dedicadas à música e ao freestyle.

Intel

Outro grande nome do entretenimento é a Intel, empresa que lidera a inovação na experiência de gaming e computadores. A marca é a principal parceira das competições de Extreme Masters nos jogos populares de Counter-Strike e StarCraft II, torneios que tiveram início em 2006 e, atualmente, além do destaque nos eSports contam com muita história e prestígio.

Além das competições da Intel Extreme Masters, a Intel está presente também na organização de eventos junto à Riot Games, com a qual realizou a Intel Arabian Cup no ano passado. A empresa conta também com programas educacionais direcionados a estudantes do Ensino Superior que procuram uma oportunidade na indústria dos eSports.

BMW

Desde 2020 a BMW se apresenta como um dos patrocinadores mais ativos das equipes e organizações de eSports, especialmente no que diz respeito ao patrocínio de algumas das melhores equipes mundiais, tais como T1, G2 Esports, Cloud9, Fnatic e Fun-Plus Phoenix. Jogos conhecidos pelas altas habilidades, como Dota e League of Legends, tiveram grande participação da BMW nos seus principais eventos e até mesmo no lançamento dos protótipos da marca.

Segundo a BMW, a parceria com equipes de esportes eletrônicos estimulou o espírito competitivo da marca nos esportes tradicionais e digitais. Além disso, sua participação ativa nos mundo dos eSports também aumentou a sua visibilidade em outros eventos e festivais que a marca organiza, tais como o M Fest e o BMW Sommerfest.

Os eSports de competição assistiram a um crescimento de interesse e audiência que resultou em um segmento com muita participação de marcas mundialmente conhecidas. Tal como nos esportes tradicionais, a parceria com um evento, equipe ou jogador pode oferecer às marcas a oportunidade de atingir um público cada vez maior e mais diversificado, com níveis extremamente altos de engajamento.

Além disso, a natureza digital e criativa da indústria tem permitido parcerias únicas, com ideias de campanha para patrocinadores de eSports nunca antes observadas.

Photos: Ella Don / Fonsi Fernandez

Source: Unsplash

Load the next article
Loading...
Loading...