Aphex Twin lança o Samplebrain, aplicativo de música inspirado no Shazam
App, que é grátis e foi feito com Dave Griffiths, foi pensado há mais de duas décadas mas só saiu agora
Aphex Twin e Dave Griffiths se uniram para criar um novo “aplicativo de identificação de música” que parece se basear no conceito do Shazam.
Conceituado pela primeira vez por Aphex Twin - AKA Richard D. James - no início dos anos 2000, Richard contou com a ajuda do músico e engenheiro Dave Griffiths para ajudar a construir o que se tornou o Samplebrain.
Richard explicou a ideia com mais detalhes por meio de um novo post no Lanner Chronicle, um site “dedicado a preservar/coletar informações” do Aphex Twin.
Read next: Aranha gigante do Glastonbury deve fazer apresentação especial na Copa do Mundo 2022 no Catar
Dave deu algumas dicas iniciais: “Richard mencionou uma ideia que ele teve sobre algo como um cérebro gigante ao qual você poderia alimentar amostras. Se você alimentasse esse mecanismo o suficiente, ele seria capaz de pegar todos os bits certos para recriar um novo som.
“Conversamos um pouco, lembro-me de perguntar que certamente algo assim já havia sido feito antes, e ele disse: “bem, provavelmente, mas não exatamente assim”.”
Depois de vários esboços e protótipos, a dupla percorreu o novo software para ver como ele “os interpretava usando diferentes instrumentos e sons aleatórios”.
Richard continuou explicando que a ideia surgiu após o início dos MP3s e o lançamento do Shazam em 2002, o que os levou a conceituar o novo aplicativo de descoberta de música de novas maneiras.
“[Eu] comecei a pensar, 'hmm, toda essa música ali, talvez possa ser usada para outra coisa além de apenas tocar (hi Atomixmp3 & rudimentary max/msp patches)'”, disse Richard.
“Eu tinha originalmente contatado os fundadores do Shazam para discutir outros usos criativos de sua ideia genial, mas eles estavam ocupados fazendo um programa de DJ automático. Eu ainda acho que Shazam poderia ser reaproveitado para algo incrível, mas enquanto isso temos Samplebrain.”
Richard continuou explicando que com alguns controles, “você pode realmente refazer qualquer coisa a partir de apenas um arquivo de origem, então as opções estão todas disponíveis para brincar”.
“Desde que financiei este projeto, parecia ter encontrado muito pouco tempo para explorá-lo adequadamente e agora chegou a hora de permitir que você também brinque com ele.”
Experimente o Samplebrain aqui.
Photo: Divulgação
Read next: Mandragora relata a experiência de ter 4 de suas 5 gigs interrompidas pela polícia na Índia