Estudo diz que música gera prazer semelhante a comida e sexo
Novo estudo explica por que música é tão bom
Um estudo recente explica por que gostamos tanto de música.
A música é considerada lingua universal desde as antigas eras. Ferramenta capaz de inspirar, motivar, evocar emoções diversas.
Mas existem motivos científicos e psicológicos por trás da forma como nossos cérebros processam a música.
Diferente de outros estímulos sonoros, a música afeta regiões do cérebro que controlam os movimentos, coordenação motora, atenção e o córtex auditivo.
É por isso que uma música ou grupo de músicas pode funcionar como fator motivacional seja para o trabalho ou exercícios.
Alem disso, a música pode estimular o cérebro a produzir maiores quantidades de dopamina, da mesma forma que a comida e o sexo.
A diferença é que a substância química que dá a sensação de prazer, nesse caso é acionada pela antecipação e pico de suas músicas favoritas.
Para o cérebro e o corpo, música é um verdadeiro prazer. Ela altera o humor e funciona como ferramenta importante na percepção de outras pessoas em um prisma positivo.
Isso explica a alta probabilidade de você encontrar gente estranha num show e "bater o santo" - desenvolver vínculos rápidos -, diferente de conhecer gente numa rua ou banco.
E se tudo isso não for suficiente, a música tambem deixa você mais inteligente: está provado que tocar instrumentos aumenta capacidade cognitiva e desenvolve a mente.
Assista um video explicativo abaixo (legendas em inglês disponíveis).
Veja as 30 sessions do Mixmag Lab mais curtidas no YouTube aqui.