Search Menu
Home Latest News Menu
News

61% dos DJs emergentes sentem que “números nas redes sociais importam mais do que habilidade musical

A maioria acredita que ter muitos seguidores é hoje mais importante do que saber tocar de verdade

  • Mixmag Team
  • 1 May 2025
61% dos DJs emergentes sentem que “números nas redes sociais importam mais do que habilidade musical

Uma nova pesquisa realizada pela Pete Tong DJ Academy revelou que para a nova geração de DJs, os números nas redes sociais são considerados mais importantes do que a habilidade musical em si.

A pesquisa foi feita em parceria com a International Music Summit (IMS) de Ibiza e publicada como parte do relatório anual de negócios da IMS de 2024, que foi apresentado ontem (24 de abril).

Dos 1.000 aspirantes a DJs entrevistados na pesquisa, 74% disseram acreditar que ter muitos seguidores nas redes sociais é mais importante do que ter habilidade técnica de DJ.

Cerca de 68% dos participantes também disseram sentir que precisam "agir como influenciadores de redes sociais" para avançar em suas carreiras como DJs.

Outros 37% admitiram que se sentiram desencorajados a seguir a carreira de DJ por acharem que seu número de seguidores nas redes sociais era baixo.

A pesquisa também investigou os medos dos novos talentos ao entrar na indústria da música eletrônica.

Quase dois terços (64%) disseram que sentem que precisam se mudar para grandes centros urbanos para serem bem-sucedidos, enquanto 71% disseram sentir que a competição para se destacar como DJ é "extremamente intensa".

Por outro lado, a pesquisa também mostrou que os DJs emergentes ainda valorizam bastante a construção de suas habilidades técnicas e de performance.

Cerca de 90% disseram que ainda acreditam que ser um bom DJ "ainda importa", enquanto 81% afirmaram que saber produzir música é "essencial" para ter sucesso na indústria.

Outros 83% disseram que, mesmo diante dos desafios, ainda veem a carreira de DJ como um caminho "extremamente desejável".

O relatório também trouxe dados mais amplos sobre o mercado de música eletrônica: em 2024, a indústria atingiu US$ 11,8 bilhões em valor, um crescimento de 17% em relação ao ano anterior.

O IMS Business Report 2024 também revelou que os clubes noturnos movimentaram cerca de US$ 4,1 bilhões em receita global.

Check the full schedule of IMS Ibiza 2025 here.

Imagem: Reprodução

Load the next article
Loading...
Loading...