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Hidden Element: uma viagem por sonoridades experimentais em clima Sci-Fi

Confira nossa entrevista exclusiva com o artista ucraniano

  • Ágatha Prado
  • 11 June 2021

Do Drum n’ Bass ao Jungle, Hidden Element vem desde de 2011 trazendo um pouco do Breakbeat para o cenário underground de Kiev, na Ucrânia

Inicialmente em formato duo, composto por Igor Kirilenko e Nil Tarasov, agora com apenas Igor tocando o projeto, Hidden Element se tornou uma experiência sci-fi tecnológica que passeia por diversas atmosferas rítmicas e melódicas, misturando a pegada britânica do Lo-fi ao Happy Hardcore, com o experimentalismo particular ucraniano.

Em seu mais recente lançamento, Cycles EP, que saiu pela sua própria gravadora Thousand Kisses Places, Hidden Element traça um contorno musical pelo darkjazz e pelo clima sci-fi/noir, integrando um resultado viajante e ao mesmo tempo experimental — confira no Bandcamp.

Conversamos com Igor Kirilenko para conhecer mais detalhes desse novo EP e outros trabalhos do artista que incluem uma trilha sonora para um curta metragem:

Mixmag BR: Bem-vindo, Igor! Primeiramente, nos conte como a cena underground de Kiev influenciou sua identidade sonora? Quais artistas da sua cena local você poderia destacar para nós?

Hidden Element: Olá! Obrigado por me receberem. A cena underground de Kiev está muito influenciada pelo techno no momento, também sinto esse efeito nas minhas músicas e playlists diárias, mas ainda gosto mais de bass/breakbeat e coisas experimentais.

Comecei a produzir há aproximadamente 10 anos e o disco que me inspirou foi "Static Nitro", LP do produtor de Kiev, Sunchase. Sua produção é incrível, ainda gosto e respeito muito o som, inclusive, ele fez a masterização dos meus últimos lançamentos.

Há muitos músicos bons em Kiev: Lostlojic, Sunchase, Stanislav Tolkachev e muitos outros que são respeitados aqui na Ucrânia e no exterior.

Seu som revela paisagens sonoras bem conectadas, variando de Lo-fi a Leftfield e Happy Hardcore. Se você tivesse que definir sua identidade sonora em poucas palavras, qual seria?

"Bladerunner Blues". Sim, ainda sou um grande fã de filmes de ficção científica/noir, sempre tento manter esse clima nas minhas faixas, mesmo que seja Happy Hardcore, como vocês disseram.

O estilo é como se fosse um techno/breakbeat contemporâneo. É sempre difícil encontrar as palavras certas para descrever a música...

E nos levando para um passeio no seu estúdio, o que encontraríamos lá? Quais equipamentos você utiliza pra fazer seu som?

Meu estúdio fica em Kiev e lá tem vários trabalhos artísticos de amigos meus. Você pode encontrar incríveis prints feitos a mão por Stanislav Tolkachev ou de outro grande artista daqui, Bohdan Burenko. Esses trabalhos me inspiram muito quando estou produzindo.

Tecnicamente falando, não sou nerd dos hardwares, mas eles me ajudam a terminar minhas músicas. Adoro me divertir com a minha pequena coleção. Tenho alguns sintetizadores da Korg: Minilogue, Microkorg & XD. Além disso, tenho o Octatrack e alguns pedais de guitarra, como Eventide H9 com bons reverbs e TRex Replica Delay.

Em fevereiro, sua faixa “Hard To Concentrate Things” foi trilha sonora para um curta-metragem de Phillip Treshan. Como foi o processo de produção dessa trilha sonora? Você já trabalhou com trilhas sonoras para outro trabalho visual antes?

Na verdade eu fiquei chocado quando recebi um e-mail de Philip. Ele me enviou a versão do vídeo crua sem correção de cor e estava maravilhoso.

Ele disse que conheceu a minha música por meio de um amigo, Charlie Baldwin aka Cocktail Party Effect (dá pra ouvir o remix dele no EP "Kontinuum") e queria usá-la no curta metragem. Claro que aceitei na hora! O trabalho de Treshan para o vídeo “Hard To Concentrate Sometimes” é impressionante.

Produzi uma demo desta faixa durante a primeira onda da pandemia. Usei apenas 2 synths para isso - Microkorg e Minilogue - e foi isso. Toquei a melodia nesses dispositivos, linha de baixo para a mão esquerda e linha melódica aguda para a direita. Coisas simples [risos]. Já trabalhei como compositor de vídeo algumas vezes. Foram alguns curta metragens e séries de TV. Gostei muito!

Seu novo EP Cycles traz uma atmosfera mais introspectiva e experimental. O que influenciou esse design de som que você trouxe para este trabalho?

Acho que reflete tudo que eu ouvi antes. Tenho músicas favoritas em estilos absolutamente opostos. Sou um grande fã da banda alemã de darkjazz Bohren und Der Club of Gore, sou completamente obcecado por sua atmosfera e ritmo sombrios.

Ao mesmo tempo, adoro o som inovador e intenso de Throwing Snow, tenho muito orgulho de ter seu remix a bordo de Cycles EP, pois acompanho sua música há aproximadamente 10 anos, este remix é muito valioso para mim. Como eu disse anteriormente, sou fã de filmes de ficção científica, acho que isso é o que mais me inspirou.

Kiev já está ensaiando o retorno aos eventos presenciais? Como está sua expectativa para esse retorno? Algum plano em mente?

A vida está começando a voltar ao normal bem lentamente, estou ansioso para as fronteiras da União Europeia abrirem. Enquanto isso, estou ouvindo muito sobre uma nova onda de quarentena e outras coisas, mas estou apenas afastando esses pensamentos.

As pessoas estão cansadas de ficar isoladas. As restrições estão fazendo mal para o bem-estar psicológico, mas ao mesmo tempo, eu entendo que o fechamento de clubes, cafés, etc., é necessário para reduzir os riscos.

Sei por experiência própria como é desagradável estar doente, pois recentemente eu mesmo tive o vírus. Espero que em breve voltemos ao normal!

Tenho alguns lançamentos futuros, ambos são bons conceitualmente e eu gosto disso. Também quero gravar um vídeo para a próxima faixa que sair neste verão.

Obrigado pelo espaço e pela agradável conversa!

Photos: Playbodya / Divulgação

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