Geração Pos-club: Por Que DJs & Produtores Andam Abandonando Os Clubs
Mais e mais artistas eletrônicos estão se afastando das boates
Ao mesmo tempo, grande parte da cena clubbing mudou, em muitos casos
se tornando menos um local de expressão artística e muito mais um local
de consumo: um circuito para DJs e artistas, onde a ênfase no espetáculo
e na produção cada vez maiores pode alienar não apenas a multidão, mas
tambem os DJs do ponto central que é a música, corroendo o conceito dos
clubs como um local de subcultura e resistência.
Se a noção de
club mudou, também mudou nossa compreensão da música eletrônica, com um
aumento de gêneros que exigem uma percepção muito mais intelectual.
A
mais nova adição de Simon Reynolds à terminologia de dance music,
"Conceptronica", por exemplo, descreve "música para contemplar com seus
ouvidos, para pensar e pensar com".
Esse 'público ouvinte' é
bastante difícil de reunir na euforia agitada dos nightclubs, portanto
artistas como Actress, SOPHIE e o DJ Koze exibindo suas músicas em
locais de concertos - até mesmo o surgimento de 'bares para ouvir
música'.
Talvez em reação a isso esteja a disseminação da
'música club', um gênero auto-explicativo com raízes em cenas regionais
como Baltimore e Jersey, em sua forma não reconstruída, projetada para
ser inseparável da pista de dança.
Muitos festivais e instituições tentaram encontrar um meio termo entre o imediatismo e a fisicalidade da cultura clubbing e o lado "intelectual" das coisas.
Festivais pioneiros como Sónar, Unsound e Dekmantel vem expandindo seus eventos para shows externos, onde você pode ouvir sons eletrônicos experimentais de artistas como Sarah Davachi ou Deena Abdelwahed.
O risco, no entando, é que, afastando-se do ambiente dos clubs e perseguindo a idéia de que espaços de alto nível, como locais de concertos e galerias de arte, legitimam a música eletrônica, nossa própria cultura Dance se desconecta de suas raízes.
A cultura clubbing deveria procurar mudar esses ambientes, em vez de se adaptar a elas.
Mas enquanto clubes suficientes permanecerem reais, abrigos subculturais para criatividade, orgulho, amor, liberdade e diversão, ficaremos bem.
E quanto a Marie Davidson?
Bem, ela pode não estar se apresentando pessoalmente, mas sua música - como o remix cinético e minimalista de Soulwax de 'Work It', a faixa de 2019 do Mixmag do ano - garante que ela ainda esteja trabalhando na pista de dança, pelo menos em espírito.
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Imagens: Reprodução / Illustration: Dadara
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