Search Menu
Home Latest News Menu
Labels to Watch

Factory 93: curadoria afiada e colaborações lendárias marcam nova fase da gravadora americana

Conheça mais a fundo o trabalho da label que acaba de lançar um release com Carl Cox, Riva Starr e Eliza Rose

  • Marllon Gauche
  • 15 August 2025

Nascida da cultura underground da cena americana, a Factory 93 é hoje um dos selos mais representativos dentro do espectro do House e do Techno dos Estados Unidos.

Parte do Insomniac Music Group - o mesmo por trás de eventos como EDC Las Vegas e o Dreamstate - a label atua explorando um lado mais cru, profundo e emocional da música eletrônica.

Lançada oficialmente em 2021, o selo já recebeu grandes nomes em seu catálogo, de Nicole Moudaber a Bart Skils, passando por Layton Giordani, Eli Brown, Deborah de Luca, Gorgon City, Alan Fitzpatrick e vários outros.

O momento atual, porém, marca uma nova fase para a gravadora, principalmente por conta de um novo direcionamento em sua curadoria. A partir de agora, o foco será ainda mais apurado para faixas atemporais que traduzem a energia das pistas de dança atuais, fugindo de sons mais genéricos.

Essa abordagem se destaca em seu mais recente lançamento, uma colaboração tripla entre Riva Starr, Carl Cox e Eliza Rose. Ícones por direito próprio, "Shake The Nation" reúne grandes mentes de três gerações da música eletrônica para criar um poderoso hino de verão que defende a união por meio da música.

What makes the label unique in the electronic music scene?

O maior diferencial da Factory 93 é sua curadoria versátil. A gravadora consegue equilibrar com maestria os dois pilares da música eletrônica: desde um Techno mais cavernoso e hipnótico e até o House mais clássico e soulful. Com isso, a label transita entre atmosferas introspectivas e pesadas, entregando faixas que funcionam em diferentes ocasiões.

Ao contrário de muitos selos que apostam em uma linha editorial mais “reta”, a Factory 93 vai por um caminho mais híbrido, com espaço para sonoridades que dialogam com vários momentos de pista — seja num closing set, num after ou num grande palco de festival, sempre com o respaldo de grandes ícones da cena global, além da aposta em talentos em ascensão.

What have been the label’s most remarkable releases so far?

Somente neste ano de 2025, a Factory 93 já lançou mais de 12 releases. Entre os destaques estão singles e remixes de nomes como Azzecca, Prunk, Bart Skils, Vitess, e os brasileiros Classmatic e Crewcutz, mostrando que a gravadora também tem um olho voltado para a nova geração de produtores musicais.

Outro destaque recente do catálogo é o remix de Space 92 para "Reasons to Love You", de Nicole Moudaber, lançado no final do ano passado. A faixa se tornou a mais vendida do Beatport label, graças à combinação do groove poderoso do Techno com traços do Trance.

Em julho, a Factory 93 também alcançou o marco do 100º lançamento com “House Katz”, colaboração entre DJ Minx e Kevin Knapp que homenageia a cena de Detroit com um blend entre House e Tech House old-school.

What are the label’s next steps for 2025?

Através de seus últimos releases, a Factory 93 está deixando bem claro que pretende se reconectar com sua essência e com as raízes da cena.

O principal objetivo para os próximos meses é lançar faixas que tenham significado, peso cultural e longevidade, sempre buscando fazer uma ponte entre passado e futuro e trazendo de volta aos holofotes as estéticas mais essenciais da cultura clubber.

“A Factory 93 Records continuará a defender músicas de pista inovadoras e voltadas aos clubs, mas estamos mais intencionais do que nunca na curadoria de faixas que soem atemporais - e não guiadas por tendências”.

Latest release: “Shake The Nation”

Follow Factory 93 on Instagram

Imagens: Divulgação

Next Page
Loading...
Loading...