Entrevista: Conheça David Castellani, o mago do modular techno e fundador da gravadora Noetic
Conversamos com o artista italiano direto de Los Angeles. Confira e curta o techno do cara!
Agora uma pergunta sobre Noetic. Qual era o seu propósito quando você lançou o selo em 2021 e que tipo de música/artistas se encaixam melhor no selo?
Gerenciar minha própria gravadora sempre foi um sonho meu. Depois de me mudar para Los Angeles e decidir lançar meu projeto solo, esse parecia ser o momento apropriado.
Eu também vi isso como uma oportunidade de ter mais controle sobre o lançamento da minha música – especialmente ao lançar um novo projeto que as pessoas nunca ouviram antes.
Quando se trata de artistas, acho que os nomes que tive a sorte de ter no selo são exemplos perfeitos do que estou procurando. Para mim, trata-se de fazer música inteligente e ter algo único para oferecer.
E embora o label Noetic ainda esteja em sua fase inicial, estou trabalhando duro para construí-lo em um ambiente sustentável para que grandes artistas possam se expressar.
Sabemos que você adora desenvolver tutoriais e workshops sobre tecnologia modular, como o mais recente workshop RE/FORM. Algum plano para lançar uma escola para artistas? Que conselho você daria para novos artistas por aí?
Ensinar sempre foi algo que toca meu coração. Acho que é principalmente porque sempre fui obcecado por aprender.
Acredito firmemente que um professor adequado é fundamentalmente a coisa mais importante que você pode ter ao tentar dominar uma forma de arte.
Também acredito que o aprendizado formal é muito subestimado na música eletrônica e a maioria das pessoas não consegue encontrar uma maneira de justificar o investimento financeiro que pode levar para as aulas.
Eu acho que isso é parcialmente porque parece que deveria ser divertido e fácil. Mas você nunca começaria a tocar violino sem ter um professor adequado. Acho que a música eletrônica deveria ser encarada mais da mesma forma.
Eu costumava ensinar muito mais quando estava em Chicago, mas ultimamente ando muito ocupado para poder dedicar tempo suficiente aos alunos. É uma pena porque gosto disso.
Acho que meu conselho número um para quem está começando é encontrar um professor que você admire e que o inspire a querer continuar aprendendo.
Mesmo que seja por quinze minutos por dia, dedique-se a ter estrutura no seu processo de aprendizado, e acho que rapidamente descobrirá que se torna uma alegria fazê-lo.