Search Menu
Home Latest News Menu
Interviews

Desmistificando o ghost producer: Vylow compartilha suas experiências com a profissão

Ele já atendeu mais de 20 artistas e produziu cerca de 100 músicas como ghost producer

  • Redação
  • 6 December 2024

Se você é DJ, produtor ou apenas trabalha na cena eletrônica em alguma outra área, provavelmente já ouviu falar no termo ghost producer, certo? Até porque, não tem muito segredo: é basicamente uma profissão como qualquer outra, onde produtores musicais experientes criam músicas para outros artistas lançarem com seus nomes.

Mas a questão é que muita gente ainda torce o nariz e vê isso com um olhar de preconceito, porque, no geral, entendemos que se um artista está fazendo sucesso com a música X ou Y, ele mesmo é quem deveria tê-la produzido, não é? Mas muitas vezes não é bem assim.

Vylow, produtor musical e dono do Vylow Studio, entende isso como ninguém. Nos últimos anos, ele tem se dedicado especialmente nessa área, produzindo diferentes tipos de faixas para vários artistas da cena, e ele vê o trabalho de ghost producer de outro jeito: como se fosse uma collab normal entre dois ou mais artistas.

“Hoje em dia, todo mundo entende que o artista é apenas a face de um trabalho que conta com uma equipe por trás. É impossível fazer tudo sozinho”, explica. E é por isso que muitos usam ghosts em suas músicas: para ganhar tempo e focar em outras áreas da carreira.

Para você ter ideia, uma pesquisa feita em 2015 com artistas do Top 100 da DJ Mag concluiu que 67% dos DJs apoiam o uso de Ghost Producer (fonte: brazilianghost). Então, sim: várias faixas que você ama e escuta no repeat, muito provavelmente não foram feitas pelas mãos do artista que a assina — pelo menos, não totalmente.

E pra quem acha que é só sentar no estúdio e produzir várias faixas em sequência, saiba que não é bem assim. Afinal, se você está sendo contratado por um artista para produzir uma música para ele, é necessário entender 100% sua visão e o que ele deseja.

“Eu sempre tento entender o contexto do artista e criar algo que realmente se encaixe no projeto dele. Não é só entregar qualquer coisa. Preciso fazer algo que tenha sentido para ele e para a carreira dele. Também não posso ter apego emocional à música. Ela não é minha. O foco é o cliente sair 100% satisfeito, diz Vylow.

Ele afirma que todos os seus clientes já produziram pelo menos duas tracks ou mais com ele, enquanto outros passaram de cinco.

Claro que, como qualquer profissão, ser ghost producer tem seus desafios. Um deles é lidar com a demanda criativa. “Você não pode aceitar vários clientes ao mesmo tempo. Por mais que a vontade de produzir seja grande, é um trabalho que exige muita criatividade, e não dá para forçar. Com o tempo, aprendi o meu limite e faço questão de manter a qualidade sempre alta”.

Mas ultimamente, Vylow tem visto cada vez mais os frutos do seu trabalho, com várias faixas que ele produziu para outros artistas, sendo destaque nos charts do Beatport. Vejo que meu nível subiu muito e continua subindo. Alguns dos meus clientes conseguiram lançamentos em grandes gravadoras, o que prova que o trabalho que faço está no padrão internacional”.

Consequentemente, ele também evolui como produtor, absorvendo novos aprendizados, técnicas e lapidando a criatividade para aplicar nos próprios projetos.

E se você ficou curioso para saber quais são os valores praticados, Vylow disse que gira em torno de 2.500 reais para uma track feita do zero, mas que se já tiver uma ideia pronta e precisar só da finalização, o valor começar a partir de 1.000 reais, podendo aumentar dependendo da complexidade da ideia e do tempo de entrega.

Para entender um pouco mais a fundo como é essa relação entre o artista e o ghost producer, Vylow também produziu um vídeo [veja abaixo] detalhando como funciona o processo do início ao fim. Então, se você ficou curioso, é só dar um play e, quem sabe, ter sua primeira track produzida com um ghost producer. Mais informações também no site oficial de Vylow.

Siga Vylow no Instagram

Load the next article
Loading...
Loading...