Search Menu
Home Latest News Menu
Features

Baladeiros super musculosos: o que está por trás dessa cultura?

Os clubbers estão maiores do que nunca. O que está por trás dessa cultura e até onde isso vai?

  • Mike Power
  • 8 July 2019
« Read this article from the beginning

4 Parte

Andrew, um ex-usuário de 26 anos de West Midlands, começou a usar esteróides aos 24 mas acabou parando após um ano graças a reclamações de familiares que apontaram oscilações de comportamento.

“No começo eu curtia o crescimento e a melhora na autoestima. Mas tambem percebi que estava ficando mais agressivo que o normal e ficava nervoso com qualquer coisinha. Eu gostava do meu visual mas não gostava de como me sentia. Não estava valendo a pena.”

Mais evidências a respeito do aumento do uso dos esteróides podem ser achadas nos dados sobre apreensões. Foi registrado um aumento de 70% nas apreensões- de 1.5 milhão de doses em 2012/13 para 2.5 milhões em 2013/14, de acordo com informações de um estudo do Home Office.

Essas drogas são ilegais – classe C (em UK), assim como pílulas para dormir e tranquilizantes, mas com um diferencial – uso e posse não é contra a lei. Já produzir ou comercializar pode dar até 14 anos de cadeia, multas estratosféricas, ou os dois – o que explica o sigilo do negócio, que acontece na sua maioria das vezes pelos frequentadores mais velhos das academias, diz McVeigh. “Não se compra isso apenas entrando numa academia. Os fornecedores são bastante cautelosos.”

Mas dá para comprar online, em pílulas ou em pó, ou pronto para injetar, de fornecedores do mercado informal de lugares como Tailândia e China, onde são produzidas em escala industrial.

Um ciclo pode custar cerca de £150 por semana (cerca de R$650) e muitos usam frequentemente para ajudar na recuperação física e crescimento.

Mas os aspectos negativos são muito maiores que os benefícios. Calvície, encolhimento dos testículos, seios indesejados, acne, problemas cardiovasculares e alterações no humor são alguns dos sérios efeitos colaterais dos esteróides.

Outro perigo real está na qualidade dos produtos, já que o mercado anda inundado com falsificações e adulterações, o que significa que muitos acabam pagando caro por substâncias inúteis e perigosas.

Drogas como cocaína, MDMA e anfetaminas podem reagir com os esteróides criando uma grande cobrança no corpo.

O crescimento dos músculos e o aumento de peso exigem muito do coração e qualquer estimulante adicional acaba acelerando mais ainda os batimentos cardíacos.

O perigo é aumentado pelas potentes propriedades vasoconstritores de substâncias como a cocaíca, que estreitam as veias e aumentam a pressão arterial.

“É perigo triplo de verdade,” diz o Professor Julien Baker, diretor de pesquisa da School of Science and Sport da University of the West of Scotland. “Todo esse estilo de vida: baladas, malhação, esteróides... é muito perigoso.”

Stewart diz que poucos dão ouvidos a esses avisos. “Você pode parecer super sadio quando usa esteróides. Está grande, malhado, com visual ótimo e até bronzeado – mas por dentro pode estar ferrado.”

“Hoje em dia a galera acha que pode fazer de tudo, tomar de tudo, acreditando que dá para alcançar qualquer resultado com produtos farmacêuticos,” disse McVeigh.

“Antes, o corpo era considerado como um templo. Agora, virou uma espécie de tudo de ensaio para testes.”

Veja as 30 sessions do Mixmag Lab mais curtidas no YouTube aqui.

Load the next article
Loading...
Loading...