Search Menu
Home Latest News Menu
Blog

Hey DJ: como não ser apenas mais uma cópia de outros DJs

A onda de fazer tudo igual aos outros

  • The Secret DJ
  • 5 June 2020
« Read this article from the beginning

Atenção DJs: como não ser apenas mais uma cópia de outros DJs

Os fãs da globalização são geralmente aqueles que lucram mais com isso.

Há uma história famosa de que dois países com um McDonald's nunca entraram em guerra, argumentando que essa marca de "civilização" é a prova de uma coexistência econômica que transcende a agressão.

A cultura jovem é um microcosmo do mundo em geral.

Nossa indústria é dominada por um número muito pequeno de marcas muito grandes no topo da pirâmide, sustentadas por milhares de pequenas marcas de boutique, produtores e DJs, construídas sobre uma base de milhões de amadores não remunerados.

E a automação invadiu todos os aspectos do que fazemos.

Um algoritmo nos diz qual música nós gostaríamos, outro nos vende essa mesma música.

Um computador faz o download de uma versão virtual. E então, com muita frequência, tudo é sincronizado igual.

A sincronização é parte disso: ela não apenas automatiza a mixagem, mas também falha absurdamente quando precisa fazer algo mais diferente.

Alguns argumentariam que o objetivo da discotecagem é exatamente fazer com que coisas que não deveriam acontecer, aconteçam.

Não estou aqui para julgar, nem condenar. Mas vou argumentar que isso está removendo a vida, variedade e as cores das pistas de dança.

Tudo isso nos leva à mesmice, à medida que as pequenas quantidades de escolha individual e humana são esmagadas pela exigência de que a melodia que você coloca agora precisa ser quase exatamente igual à anterior.

Não é de se admirar que os line-ups dificilmente diferem de um evento para o outro.

Às vezes pode parecer que não há mais mágica.

O mago está morto, seu assistente glamuroso o matou e agora está andando pelo palco gesticulando loucamente.

Tudo, no entanto, não está perdido.

Um vasto mar de mesmice é claramente vantajoso para o estado de espírito correto.

A homogeneização é uma oportunidade e não um apocalipse.

E as pessoas sempre gostam de novidades.

Um mar cinzento de falta de originalidade é um campo altamente fértil para as mentes criativas.

Literalmente nunca foi tão fácil impressionar ou gerar impacto.

Claro, não é fácil manter o interesse das pessoas depois de tê-las, mas isso faz parte do desafio.

Tome coragem e respire fundo. Agora é sua hora!

A antiga era da segurança ficou para atrás e a era da inovação acena.

Agradeça pelas possibilidades de nossa era e foque nos seus direrenciais.

É da natureza do capitalismo moderno evitar a demanda de risco e oferta e, ao mesmo tempo, tentar negar que a demanda é quase inteiramente por algo novo.

Pode parecer que ninguém se preocupa com suas inovações, porque os últimos modismos são apenas pequenos ajustes na moda anterior.

E isso é verdade!

Mas pense no seguinte: essas coisas são meramente evidência de que você está no caminho certo.

A indústria da dance music, em sua forma bruta e réptil, não inova. Ela só explora.

Deixe-a fazer o seu trabalho enquanto você faz o seu.

Quando chegar a sua hora, o que você faz de diferente será seu maior trunfo.

Assim que você começa a pensar que tudo que você quer é fazer sucesso e que você fará o que qualquer outra pessoa está fazendo para chegar lá, você já perdeu.

Somente os originais sobrevivem a longo prazo.

Os copiadores de plástico têm prazo de validade zero.

As estrelas de verdade brilham mais forte contra o - techno black - céu escuro da noite.

Se você é DJ e/ou produtor de música eletrônica, e tem vontade de ser incluso em algum de nossos especiais, cadastre-se aqui.

Photos: Reprodução Mixmag / BPM Festival Portugal

Illustration: William Davey

Load the next article
Loading...
Loading...