9 artistas brasileiros que alcançaram grandes gravadoras em 2023
Não importa se é no House, Techno, Tech House, Melodic ou Organic House, o talento brazuca está cada vez mais presente em todas as vertentes
Se há alguns anos podíamos contar nos dedos a quantidade de artistas brasileiros de música eletrônica que faziam sucesso global, hoje essa realidade já é bem diferente.
Além de termos um número muito maior de DJs tocando nos principais clubs e festivais ao redor do mundo, a safra de novos produtores musicais também vem se destacando e conseguindo espaço em praticamente todas as grandes labels do cenário underground.
Não importa se é no House, no Techno, no Tech House, no Melodic ou no Organic House, o talento brazuca está cada vez mais presente em todas as vertentes.
Abaixo separamos 10 artistas brasileiros que deixaram suas marcas em grandes gravadoras ao longo deste ano. Vale o play em cada um dos lançamentos!
Jessica Brankka com “Musk”, pela Crosstown Rebels
Depois de ter carimbado o passaporte em mais uma tour internacional e tocado no Hi Ibiza e no Brooklyn Mirage, Jessica Brankka celebrou o lançamento do seu EP Musk, pela Crosstown Rebels, tradicional gravadora do circuito underground.
Lançado em setembro, a faixa ainda recebeu remixes de Audiojack e OMRI, adicionando ainda mais brilho ao seu já grandioso trabalho.
Bruno Furlan com Bongoloco, FMF e La Fiesta pela Hot Creations
Um é pouco, dois é bom, três é demais. Nesse caso, bom demais! Imagine lançar três trabalhos diferentes pela Hot Creations no mesmo ano? Foi a façanha que Bruno Furlan conseguiu.
Começou em janeiro com o EP Bongoloco, depois, em agosto, lançou o remix de “FMF”, de Viot e Vitor Vinter, e no final de outubro passou a régua com o EP La Fiesta. Tá bom ou quer mais?!
Claxy com Ahead EP, pela Anjunadeep
Provavelmente uma das labels mais requisitadas pelos amantes e produtores de House melódico, a Anjunadeep recebeu no final de outubro o duo brasileiro Claxy com seu belíssimo EP Ahead, que trouxe quatro faixas originais e colocou o projeto brasileiro em evidência por toda sua sensibilidade e criatividade na composição de faixas emotivas.
Classmatic com 'Time To Move', pela Cuttin’ Headz
Também em outubro, a faixa “Time To Move” de Salomé Le Chat ganhou um EP de remixes com versões de DJ Minx e Classmatic, marcando a estreia do brasileiro pela label dos irmãos The Martinez Brothers.
Mochakk com 'Jealous', pela Circoloco
Imagine só chegar ao Top #1 geral do Beatport em menos de uma semana? Mochakk fez isso.
Com o lançamento de “Jealous” no final de agosto, o prodígio DJ e produtor brasileiro chegou chegando na Circoloco e mostrou porque é um dos artistas mais em alta do momento no mundo todo.
Energia, vibração e dinamismo estão presentes nessa faixa que é puro house.
Mila Journée com o EP No Es No + Malive e Linkage com 'Pictures', pela Diynamic
Dobradinha brasileira no selo do Solomun. Primeiro tivemos a deliciosa “Pictures”, collab de Linkage e Maliveque saiu em maio no tradicional VA Four To The Floor.
Mais recentemente, foi Mila Journée quem entregou tudo no seu EP No Es No, com quatro faixas avassaladoras que foram testadas e super aprovadas por Solomun na sua última vinda ao Brasil.
Beltran com 'Unfair', pela Solid Grooves Raw
Depois de ganhar o mundo em 2022 com o hit “Smack Yo’”, pela Solid Grooves Raw, Beltran mostrou que não é aquele artista de uma música só e entregou “Unfair”, faixa que mistura de forma criativa a potência do Tech House com a dinâmica do Minimal Deep Tech, uma faixa simples, mas extremamente funcional, principalmente na pista de dança.
Awka com 'O Mar', pela All Day I Dream
O headlabel da Words Not Enough, Awka, vem há algum tempo destilando sua identidade melódica e orgânica por diversas gravadoras ao redor do mundo, mas alcançar a All Day I Dream é realmente como sonhar nas nuvens.
Através do single “O Mar”, que traz belos vocais em português, ele integrou o VA Summer Sampler 2023 mostrando que nosso país também tem artista talentoso no Organic House.
Keith Holland com 'Nostalgia', pela Innervisions
Fechando a lista, Keith Holland não poderia ficar de fora, afinal, ele vem despontando desde o ano passado com seu Techno Melódico fora da curva.
Em junho de 2022 já havia aparecido na Innervisions com “Dilema”, e em março deste ano voltou com “Nostalgia” na 15ª edição do VA Secret Weapons, ficando ao lado de vários outros produtores renomados.
Se este não é um dos anos mais especiais para os artistas e a cena brasileira como um todo, então não sabemos o que mais pode ser…