5 Festivais Para Conhecer Os Melhores Clubes Da Europa
Go indoor!
Nem só de sets open air e acampamentos vivem os festivais da Europa. Quando a temperatura abaixa, os festivais não param e se abrigam em night clubs, oferecendo ótimos roteiros para conhecer os clubes locais que fazem a noite ferver quando não há festivais. Alguns eventos durante o verão também apostam nesse formato, combinando a programação em clubs com boat parties e sets ao ar livre.
1 Distortion - Copenhague, Dinamarca
Auto-declarado um caos orquestrado e uma celebração da vida noturna de Copenhague, o Distortion é um dos festivais mais imperdíveis hoje. Durante o dia, as ruas são fechadas para dar espaço a 150 palcos com sets gratuitos. À noite, é hora de celebrar a cultura clubber, em seu sentido mais estrito e literal, com a ocupação de dezenas de clubes dinamarqueses.
2 Groovefest Malta - St. Paul's Bay, Malta
O festival que se estabeleceu inicialmente na República Dominicana se mudou recentemente para Malta. Acontece durante a primavera e faz proveito do bom clima: durante o dia, boat parties. À noite, é hora de ir para os clubes com vista panorâmica para as belezas naturais da ilha.
3 Club to Club - Torino, Itália
O nome já entrega tudo. Um dos principais festivais do circuito no fim do ano, o Club to Club, ou simplesmente #C2C, faz programação intensa nos clubes de Torino, na Itália, em um único fim de semana. Do house ao techno, tem espaço pra todos.
4 Lollapalooza - Berlin, Alemanha
A versão alemã do Lollapalooza é uma das saideiras do verão europeu. Assim como as demais filiais do festival, a programação diária com uma mescla de indie, rock e eletrônica é o centro das atenções, mas em Berlim há um bônus: quando acaba a programação open air, o público do festival tem entrada liberada em uma dezena de clubes berlinenses para fazer seu próprio after party. Basta apresentar a pulseira do festival.
5 Amsterdã Dance Event - Amsterdã, Holanda
Dispensando apresentações, o ADE é o club festival por excelência. Referência no assunto, o festival ocupa mais de uma centena de clubes da capital holandesa com mais de duas mil atrações, entregando ao público uma das programações mais intensas dentre os festivais de música eletrônica.
Imagem: Koen Peters
Priscila Brito é jornalista e melômana. É editora do Festivalando e nos últimos dois anos foi a 15 festivais em 12 países.