Search Menu
Home Latest News Menu
Playlists

5 artistas do cenário eletrônico nacional para conhecer este mês

ID ID, Sisto e Martha Pinel são alguns nomes que integram a edição do mês da independência

  • Mia Lunis
  • 17 September 2024

Setembro chegou e com ele vem também a escolha independente de reforçar uma boa escuta em mais uma edição da nossa Playlist Mensal.

No mês da independência vale destacar os artistas, a música e a arte brasileira, afinal, a chamada cena independente tem assumido um papel relevante na indústria —- e segue projetando muitos dos principais nomes associados ao que tem sido identificado e discursado como um novo momento da música brasileira.

De norte a sul do país é possível escutar faixas sonoras que trazem o verdadeiro grito de independência no país, onde a arte não pode passar batida e segue sendo utilizada como ferramenta de informação, expressão, desenvolvimento e entretenimento.

O grito da independência ecoa os sons de ID ID, Sisto, Annavoig, Martha Pinel e DJ Melted, que carregam os ouvintes pelas vertentes eletrônicas fazendo jus ao movimento independente.

Independência é vida!

Solta o play!

SISTO

O DJ e produtor paulista Sisto utiliza conceitos inusitados em sua sonoridade, criando uma ponte entre passado, presente e futuro, estabelecendo-se como um criador que difunde seu trabalho: penetrante, sensível e preciso.

Influenciado pela vanguarda da House Music e por samples e ritmos sequenciados, o produtor, que já conta com 14 anos de carreira, inova em suas produções englobando sonoridades old school mescladas com bateria groovy e sintetizadores hipnóticos.

Suas produções ecoam nos catálogos de gravadoras como Namata Records, Kultur, Inermu, Concreta Sala, Haustiere, entre outras, além de manter dois selos independentes no cenário nacional: o Cutting Corners e o promissor Sci Phunk.

De caráter essencialista, Sisto extrai apenas o necessário, traduzindo no seu som uma ligação libertadora com o público. Um exemplo desta conexão com a música e com o público é a faixa 'Sunset Shades' lançada em 2022 pelo catálogo da Levels Records.

A faixa abre os ouvidos para uma nova percepção com uma introdução introspectiva que dura segundos até que se abre para uma estrada de elementos sonoros que pavimentam uma viagem cheia de cor e dinamismo.

'Sunset Shades' não poderia ter recebido nome melhor, já que em sua atmosfera vibrante e quente, entrega o tom do fim de tarde em uma pegada leve, dançante e contemplativa.

ANNAVOIG

A DJ e produtora Annavoig é o reflexo de sua paixão pela Dance Music. A artista flerta com os estilos House e Minimal e se destaca por produções cheias de autenticidade e timbres fortes.

Sua musicalidade e competência chamaram a atenção de um dos nomes mais importantes do cenário eletrônico atual, o DJ e produtor Eddy M, além de ter recebido diversos suportes de artistas relevantes dos gêneros House e Minimal.

Natural de Curitiba, Anna já se apresentou em clubes renomados da sua cidade como Club Vibe e Park Art. Apesar de ser um nome relativamente novo nas plataformas digitais, Annavoig conquistou selos imponentes como Nervous Records, Rawthentic e Banca de Cá, iluminando uma estrada promissora à sua frente.

Annavoig integra nossa playlist com a faixa 'Quem Foi Que Disse' produzida em parceria com Gabss e exalta a precisão e o minimalismo sonoro que tira qualquer ouvinte para dançar.

A faixa traz notas sequenciadas e uma melodia marcante dedilhada que entra na cabeça e encontra uma morada confortável nos ouvidos. Para além do verso em destaque, uma bateria e percussão groovada abrem alas para pista deixando o público no ponto certo para dançar até o amanhecer.

ID ID

Estevão Melchior entrega vida ao potente projeto sonoro ID ID, impulsionado pela sede de entregar novos grooves com visão de futuro e do mais alto calibre.

Da fusão do entre o Indie Dance e o Melodic Techno surgiram suas novas produções, que já contam com apoio de grandes artistas como Solomun, Tale Of Us, Agents Of Time, entre e outros.

Desde o início dos anos 2000 o artista é um entusiasta da música eletrônica, fosse tocando ou produzindo, mas sua verdadeira inspiração é a constante busca pelo novo que sempre lhe proporcionou importantes conquistas e enaltecem as pistas no cenário nacional.

Além das pistas e das plataformas digitais, o produtor mantém uma rotina frequente de contato e troca de experiência com artistas, de onde naturalmente surgiram colaborações, tracks ou até mesmo trilhas para streamings como Netflix.

Sua identidade musical marcante e livre de rótulos segue em constante evolução nas melhores pistas. Com uma expertise sonora fundamentada em gêneros como Indie Rock, Classic House e o eletrônico contemporâneo, ID ID faz da sala de estar do ouvinte o seu próprio dancefloor com a faixa 'Show Time'

Lançada em agosto deste ano pela JEAHMON Records, 'Show Time' exemplifica as influências sonoras de ID ID trazendo uma linha de baixo ao melhor estilo Indie Dance.

A obra traz o tom descontraído, leve e dançante das pistas de dança, é o tipo de faixa que o ouvinte escuta celebrando algo de muito bom com os amigos enquanto pula freneticamente ao ritmo de ID ID, é pra ouvir no repeat.

MARTHA PINEL

Com uma carreira prolífica que começou em 2014, a DJ e produtora Martha Pinel segue transformando o cenário eletrônico e fashion em uma pista de dança onde suas criações inspiram a auto expressão do público de variadas formas.

A artista é co-fundadora do projeto Croma, onde conseguiu encapsular seus talentos na moda e música em coleções autorais e festas que fomentaram a cena alternativa do Rio, sua cidade natal.

Martha é envolvida artisticamente e movimenta os line-ups mais relevantes da cena eletrônica autoral nacional como Selvagem, Gop Tun, Rara, Onda, Domply, Mareh, entre outras.

No ano passado, a produtora integrou lineup do renomado DGTL em São Paulo no palco Boiler Room e foi o único nome brasileiro escalado para o Festival Kala na Albânia este ano.

Um exemplo de sua potência na produção sonora é a faixa 'Juliet', obra lançada em 2020 pela Mango Musik e traz um tom atemporal em elementos que casam com a vivência de Martha na cidade maravilhosa.

A faixa cheia sorrateira nos ouvidos com uma batida inspirada no Funk e com um groove delicado e preciso. 'Juliet' é uma ode das referências musicais não só do Rio de Janeiro, mas também do Brasil e sua época dourada dos grandes bailes dos anos 70 e 80. De essência atemporal, 'Juliet' de Martha Pinel brilha em qualquer década, em qualquer pista.

DJ MELTED

De São Paulo para o mundo, Gabriel Ide também conhecido sob a alcunha de DJ Melted é produtor musical, artista, DJ e membro do coletivo Subliminar.

Em seu trabalho, seja na produção musical ou na pista, busca a transmissão e a variação dos sentimentos e sensações, intercalando suas referências com seus desabafos musicais na busca da conexão com o outro.

Melted é fruto da era pós pandêmica e já assinou com gravadoras importantes como Dsrptv, Me Gusta, Sorry Daddy, Neuter, Diversall, Jardineira e claro, Subliminar.

O artista já esteve à frente de pistas como Moita, Baile Baile, Casa Torta, Subliminar, Jardineira e recentemente realizou sua estreia na festa Cio famigerado Jerome. Gravou apresentações nas rádios Veneno e na renomada Na Manteiga e ocupou cabines de importantes clubes como o D-Edge, Ephigenia, Caracol, entre outros.

Melted lançou recentemente o EP 'Assim Que É Bom' pelo catálogo da Jardineira Records de Seed Selector e Giorgio Menegatti. Entre as 5 faixas que integram o compacto está 'Larry OG', faixa que integra nossa playlist.

A primeira palavra que vem à mente para descrever 'Larry OG' é groove. Da cabeça aos pés a linha de baixo toma o corpo dos ouvintes em uma viagem quente e sofisticada, onde cada pincelada de elementos sonoros foi articulada com exatidão, talento e propósito.

Na faixa, Melted apresenta uma maturidade sonora admirável e transforma a perspectiva dos ouvintes guiando os mesmos através de um storytelling carregado de referências importantes dentro da esfera da House Music, Jazz e afins. Uma aula para escutar de ouvidos bem atentos.

Imagens: Divulgação

Mia Lunis é colunista e assistente de edição da Mixmag Brasil - siga no Instagram.

Next Page
Loading...
Loading...