Search Menu
Home Latest News Menu
Features

20 DJs e Produtores comentam as melhores formas de promover música e carreira em 2020

Perguntamos os artistas de nossa lista como é a promoção ideal

  • Mixmag Team
  • 15 April 2020
« Read this article from the beginning

13 Rique Maciel

Os tipos de promoção que eu considero mais eficientes nos dias de hoje,
são links pagos (patrocinados), pois você atinge maior visibilidade para sua arte,
é aquele famoso ditado né: quem não investe, não aparece.

Listando algo que é difícil lidar, bloqueio mental, talvez essa seja a maior dificuldade,
abrirmos nossa mente para o inovador, vencer aquele loop de carreira, de começo de música que não sai do primeiro compasso.

Na minha opinião, todo artista, já passou, ou passa por dificuldades ao longo de sua carreira musical, é como você lida com elas que faz toda diferença.

Estude, pesquise, persista, recicle, acredite, seu momento uma hora vai chegar.

Follow Rique Maciel on Facebook | Soundcloud

14 Valente

No meu entendimento, entender sobre marketing musical é um excelente caminho para agilizar seus resultados.

Estudar sobre criação de campanhas, gerenciamento de público e impulsionamento digital são noções fundamentais para de divulgar seu trabalho.

Seja participando ou escrevendo matérias, produzindo música ou tocando em gigs, saber COMO e para QUEM mostrar o seu o que você faz é tão importante quanto o próprio trabalho.

Isso também te dá a chance de não depender de agências para ter um bom retorno dos seus objetivos, especialmente num início de carreira em que os recursos geralmente são limitados, ou num momento de crise como o que estamos passando com a pandemia do novo Coronavírus.

Follow Valente on Instagram | Soundcloud

15 Domner DJ

Os canais de divulgação mais eficientes hoje são as mídias sociais, em especial o YouTube, Tik-Tok e Instagram, para o grande público.

E dentro das plataformas de streaming ou downloads principalmente para o público especializado, as playlists e labels, são essenciais.

A maior dificuldade encontrada por todo DJ/Produtor, após ter um mínimo de habilidades e qualidade aceitável de seu produto, é conseguir um grande nome que tenha reputação e seja de amplo conhecimento para apoiar e ajudar a levar o trabalho de cada um destes artistas para todos os potenciais ouvintes.

Assim como a Mixmag tem feito.

Follow Domner DJ on Instagram | Soundcloud

16 Foxel

Me tornei amante da música eletrônica em meados de 2008. De la pra cá muita coisa mudou no cenário brasileiro.

Nós brasileiros estamos consumindo muito mais música eletrônica do que há 10 anos atrás, isso se deve muito a grandes artistas que vem abrindo caminho nesse cenário como: Vintage Culture, Alok, Illusionize, Cat Dealers, Vegas, dentre outros.

Estou há 5 anos na cena como DJ/Produtor e vejo que uma boa divulgação depende de três coisas essenciais:

• Música boa
• Contatos
• Planejamento

A primeira: Música boa. Tanto músicas criadas pelo Produtor ou até mesmo um Set feito pelo DJ.

Ambos precisam ter qualidade, e assim atrair a atenção do público ouvinte fazendo com que ele mesmo faça essa divulgação orgânica.

Assim, eles vão acabar enviando para outros amigos, postando em suas redes sociais, etc.

A segunda e não menos importante: Contatos.

O que eu quero dizer aqui não é ser amigo do DJ famoso, da produtora, ou gravadora.

O principal contato a que me refiro está em frequentar lugares onde esse tipo de música está inserido.

Indo em festas, consumindo músicas da gravadora que você gosta, conversando com pessoas influentes e até mesmo os próprios ouvintes do estilo musical que você procura divulgar.

Por último e um dos principais pontos é: Planejamento, isso é de extrema importância para qualquer coisa que você vá fazer em sua vida.

Na cena eletrônica é essencial você ter um plano de como vai alcançar seus fãs/ouvintes com a maior eficácia possível.

O meu ponto de vista é procurar os principais meios de comunicação que divulgam esse tipo de trabalho e enviar meu material.

Sendo eles: Revistas, sites de alta relevância que estão envolvidos na cena, conseguir suporte de grandes artistas, aparecer em playlists relevantes do Spotify, conseguir reposts em Soundcloud, patrocinar postagens em Instagram e Facebook.

É de extrema importância você gerar valor para essas pessoas para que seu produto chegue aos ouvintes.

Enfim, falando um pouco sobre as dificuldades de promover nesse cenário tão concorrido.

Acredito que a principal dificuldade que nós produtores temos em relação a música, é ter que aguardar a resposta das gravadoras.

Atualmente algumas labels demoram até 6 meses ou mais para dar uma resposta ao artista. Isso acaba 'brecando' um pouco o lançamento da música e acaba frustrando o artista.

Já em relação a carreira é nitído ver que alguns festivais e festas locais ainda não dão tanta oportunidade para os artistas locais mostrarem seu trabalho.

Acredito que se cada evento disponibiliza-se de 1 a 2 horários para esses artistas, eles conseguiriam atrair uma quantidade significativa de público para tal evento, assim agregando valor à festa e exaltando seu trabalho!

Última coisa!

Eu sei que se conselho fosse bom não se dava, seriam vendidos, rsrs. Mas o que eu sempre levo comigo é essa frase: "Quem não é visto, não é lembrado".

Sim! Não importa como e onde: esforce-se para ir em eventos, palestras, workshops.

Comente, curta, compartilhe o som dos seus outros amigos DJs e interaja com sua fan base!

Aproxime-se mais da galera que curte seu som, essas pessoas serão seu principal meio de divulgação!

Fiquem ligados no meu próximo lançamento, meu novo EP que sai dia 24/04 na Elevation!

Follow Foxel on Instagram | Soundcloud

Next Page »
Loading...
Loading...