20 DJs e Produtores comentam as melhores formas de promover música e carreira em 2020
Perguntamos os artistas de nossa lista como é a promoção ideal
17 Geluk
Existem várias formas de um produtor promover sua música da maneira correta, a principal é tendo suporte de um grande nome da cena.
Outras também são importantes, ainda mais as que geram provas sociais, como publicação em portais, inclusão em grandes playlists, divulgação em alguma rádio ou encabeçamento em algum chart.
Combinar essas estratégias com engajamento nas redes sociais gera fortalecimento de sua marca como artista e aumento do número de ouvintes.
A grande dificuldade da galera é saber como entrar em contato com os portais ou como fazer sua música chegar em grandes playlists, charts, label ou até mesmo um “big name”.
Porém creio que quando a música é boa, tudo é consequência!
Follow Geluk on Instagram | Soundcloud
18 Lucca M
Uma das principais formas de se conseguir um bom alcance, é se promovendo em mídias digitais, montar um bom material de trabalho, sólido, interagir e fazer um bom networking, investir nas maneiras de fazer sua música, seu live ou podcast ganhar um bom alcance, gerando bons feedbacks e interações.
Para os produtores, fazer um trabalho grande de pré-lançamento, trabalhar bem no próximo EP, Single ou álbum pode fazer com que lá na frente, na data de seu lançamento, sua música alcance Hypes de vendas grande, consiga grandes Charts e até mesmo que grandes nomes consagrados da música eletrônica toquem suas faixas.
Muitos talvez encontrem grandes dificuldades em montar um bom material, seja lá por não ter um local, com equipamentos adequados ou não saber a maneira correta de como executar um passo a passo planejado.
Acredito que investir parte do seu tempo, além dos estudos na parte musical em pesquisas ou produção, direcionar uma parte do seu tempo aos estudos de promoção, de como planejar metas e como alcançar isso, podem ajudar grandiosamente a montar um trabalho sólido, que possa ser apresentado a qualquer contratante.
Um bom networking, somado a uma boa imagem e com um trabalho bem apresentado com toda certeza será um diferencial para se lançar no mercado da música.
19 Barchi
Acredito que existam algumas variáveis que no final formam uma boa promoção, tanto como produtor quanto como DJ.
No atual cenário de globalização que vivemos, algumas músicas já estão em plena ação na pista antes mesmo de serem assinadas, isso ocorre quando há um planejamento para sua música.
Nos meus primeiros anos de carreira como DJ e produtor, consegui enxergar que a faixa na pista alavanca tanto quanto outras promoções, e esse é um ponto difícil de ser concluído.
Passando pelos trâmites padrões de uma gravadora assinar alguma de suas faixas; existem leques de promoção em determinados veículos, streamings, reviews, entre outros meios; colocar ela na pista por um DJ que ouviu e que transite pela sua identidade é sempre desafiador.
É ai que está a vantagem e dificuldade do produtor, e o que vai te ajudar a alavancar sua carreira também.
Parece clichê dizer isso, mas, fazer uma música com sua identidade, com uma boa mix e master, além estar antenado com novos conceitos de sonoridade e inovação, é crucial.
Outro ponto importante é o ciclo de networking.
É fundamental que o DJ/Produtor troque e construa relações verdadeiras com os players do circuito. Seja visto, além de ouvido.
E como começar a ser visto?
Na era digital que vivemos, além do seu portfólio ser você; contratantes e gravadoras sempre estão de olho na inovação, e tenha certeza que seu Facebook ou Instagram vai fazer diferença nessa hora.
Por isso, é muito importante manter perfis consistentes e com uma persona bem definida, que reflita o artista que você é.
O investimento também é um fator que torna o caminho das pedras ainda mais difícil, obviamente, fazer um bom trabalho requer dedicação, tempo e "cash", porém em alguns casos o DJ/produtor tem que se dividir em trabalhos paralelos e investir em si mesmo ao mesmo tempo, e isso muitas vezes o desmotiva por não conseguir.
Ter paciência nesse estágio é fundamental pra sua saúde financeira e mental.
Por fim, não que isso seja a receita de um bolo, mas ter um conteúdo verdadeiro e de qualidade acompanhado de bons relacionamentos, e o famoso pé no chão, são fatores que vão deixar seu caminho cada vez mais sólido e promissor em sua carreira.
Follow Barchi on Instagram | Soundcloud
20 RALIP
Hoje em dia temos grande facilidade com o acesso a internet, mas talvez o fato de termos acesso a tanta informação seja o que nos faz ficar perdidos sobre como e aonde se promover…
Mas vamos por partes: se o seu foco é ser somente um DJ reconhecido, ter contato em rádios é de grande valor.
Existem várias radios online que estão sempre em busca de sets para sua grade de programação, muitas delas você pode gravar seu set e enviar para que eles toquem e outras você tem a oportunidade de ir pessoalmente tocar e as vezes dar uma entrevista.
Outra coisa legal também é mostrar seu talento em videos nas redes sociais, videos curtos fazendo alguma mixagem mais avançada ou mini sets.
Muito bom você investir um tempo em gravar seus sets em audio e postar em plataformas que tem esse foco, tais como: SoundCloud, MixCloud, Kuvo (exclusivo para quem tem produtos Pioneer), entre outras.
Agora se você é somente produtor, eu apostaria muito na plataforma do TikTok, existe uma grande facilidade de você ter um video viral ao fazer algum remix utilizando o audio de algum video engraçado ou sample de algo exótico.
Tem grandes nomes que fazem por diversão como DJ Nitti Gritti (@nittigritti), KANDY (@kandymusic) e outros que atingiram a fama através de seus videos virais, como Tiagz (@iamtiagz), Justin Bernadez (@justinbernadez_), entre outros…
TikTok tem uma grande qualidade ao contrário de outras redes, é que ele realmente usa os algoritmos a seu favor ao direcionar seu video para o segmento exato, então use as #hashtags com sabedoria!
Penso que as dificuldades enfrentadas pelos DJs/Produtores são como fazer a sua música “chegar lá”, mas chegar lá aonde? É essencial você ter um plano traçado, onde você quer chegar com sua música e/ou carreira.
Na minha opinião existem desafios distintos para gêneros e subgêneros específicos.
Por exemplo: o pessoal da cena comercial tem como meta ouvir suas músicas nas radios, porém isso é algo bem complicado porque você tem que fazer um grande investimento para que isso ocorra ou talvez ter contatos certos, mas nem isso é garantia que vai dar certo.
Hoje em dia ter somente talento não basta, você necessita de um combo de um bom marketing, dinheiro e não ter vergonha ou medo de dar a cara a tapa, mas não seja a pessoa chata que já chega com “toca a minha música no seu programa”, saiba como abordar as pessoas, seja gentil e não force a barra.
Já a galera do underground tem metas diferentes, isso é fato!
Particularmente, penso que uma das metas é ouvir suas músicas pelos festivais do mundo, sendo tocada pelos grandes nomes da cena em suas respectivas vertentes.
Follow RALIP on Instagram | Soundcloud
Photos (Artistas): Divulgação (enviadas por cada artista)
Photo (Principal): Amelie Lens / Kappa Futur Festival
Veja tambem!
Especiais produzidos com artistas de nossa lista exclusiva:
7 artistas explicam o que faz uma track ser realmente marcante
20 artistas revelam as maiores dificuldades que os novos DJs & Produtores enfrentam hoje em dia
Se você é DJ e/ou produtor de música eletrônica e gostaria de participar de algum de nossos destaques editoriais, cadastre-se aqui.