Search Show Menu
Home Latest News Menu
Tech News

Formato MP3 é oficialmente encerrado por donos da patente

O fim de uma era em áudio digital

  • Mixmag Team
  • 15 May 2017
Formato MP3 é oficialmente encerrado por donos da patente

O detentor dos direitos do formato de codificação de áudio digital MP3 terminou oficialmente seu programa de licenciamento, marcando o fim do formato popular que ajudou a revolucionar a indústria de áudio digital e que tem sido usado por mais de duas décadas.

O Instituto Fraunhofer, que detém os direitos de licenciamento da patente MP3 para desenvolvedores, divulgou uma declaração oficial sobre os motivos da iniciativa.

A entidade reconheceu que o MP3 ainda é muito popular no mercado de consumo, mas carece da qualidade do padrão atual da indústria:

"A maioria dos serviços de mídia de última geração, como streaming ou TV e rádio, usam modernos codecs ISO-MPEG como a família AAC ou, no futuro, o MPEG-H. Esses formatos podem oferecer mais recursos e uma melhor qualidade de áudio a taxas de bits muito menores em relação ao MP3 ."

O padrão atual da indústria é AAC, ou Advanced Audio Coding, que também foi desenvolvido principalmente pelo Instituto Fraunhofer. Com o programa de licenciamento MP3 encerrado, provavelmente não verá um ressurgimento devido à baixa qualidade do formato.

Como isso vai afetar a indústria da música ainda é uma dúvida que só o tempo pode responder já que grande parte do público em geral ainda usa MP3. Vamos ver!

[Via: Gizmodo]

Imagem: Reprodução

Veja as 30 sessions do Mixmag Lab mais curtidas no YouTube aqui.

Baixe as revistas da Mixmag Brasil, grátis, para IOS e Android!

Curta a Mixmag no BeBee / Facebook / Google Plus / Instagram / Twitter

Load the next article...
Loading...
Loading...