Vendas de vinil disparam, vendas de música digital em queda
Quase 10 milhões de albuns vendidos em 2017
A Nielsen Music, sistema que faz rastreamento de informações e vendas, lançou seu relatório mais recente e descobriu que as vendas de vinil deste ano já superaram os números de 2016, e ainda tem o quarto trimestre pela frente, de acordo com a Billboard.
Depois de analisar os dados de vendas de álbuns nos Estados Unidos, a Nielson revelou que as vendas físicas e digitais caíram, com a única exceção das vendas de vinil. Vendas de CD caíram 19,9% e vendas digitais caíram 19,5%, mas as vendas de vinil aumentaram 3,1%, com cerca de 10 milhões de unidades vendidas.
À medida que as vendas de música digital continuam a cair, os números de streaming continuam a subir a um ritmo surpreendente. Nos últimos nove meses, o streaming de áudio e vídeo atingiu 442,44 bilhões, um aumento de 40,5% em relação a 2016.
Em mais notícias relacionadas com o vinil, a Discogs também parece estar crescendo forte, já passando a marca de 9 milhões de lançamentos registrados no banco de dados on-line. Chad Dahlstrom, da Discogs, abordou como isso reflete o mercado atual:
"O que estamos experimentando no crescimento da Discogs apenas reflete a paixão das pessoas pelos formatos físicos da música. A missão da base de dados Discogs nunca perderá foco na preservação de lançamentos físicos em qualquer formato imaginável de todas as partes do mundo. "
A julgar pelos números, o que fica óbvio é que as plataformas de streaming estão liderando a indústria da música em nossos tempos, mas o vinil é quem está mantendo a música física relevante.
A Sony decidiu reativar a produção de vinil recentemente, após 30 anos, graças a crescente demanda do formato. Saiba mais aqui.