Menu
Home Latest News Menu
Tech News

Torrent Play é lançado com site à prova de shutdowns

Os sites P2P impossíveis de derrubar

  • Mixmag Brazil Crew
  • 5 March 2016
Torrent Play é lançado com site à prova de shutdowns

O lançamento de um site levanta questões sobre o futuro das hospedagens de sites.

Chamado simplesmente de Play, o torrent site lançado na Zeronet não utiliza nenhum servidor central, portanto não tem ponto de falha já que não está em lugar nenhum e em todos os lugares ao mesmo tempo.

Explicando de forma mais simples: quando um usuário acessa esse site (leercher) ele imediatamente passa tambem a "servir" esse site (seeder) para outros usuários, que tambem viram servers (seeders) dentro de uma cadeia de servidores.

A Zeronet é um open source software criado em Budapest, 100% descentralizado, que utiliza o sistema de criptografia da rede Bitcoin. A rede busca criar uma "outra internet" usando um computer network baseado em P2P (peer-to-peer, ou de usuário-para-usuário).

O processo não é complexo, o usuário só precisa acessar o Zeronet.io, seguir as instruções de instalação e em minutos estará utilizando a Zeronet no navegador escolhido.

Ao inves da convencional ferramenta de busca do Google, o usuário encontra a homepage da rede Zeronet e passa não só a navegar no site mas tambem a hospedá-lo em suas máquinas, servindo a partir dela outros usuários. Crazy!

Tem alguns detalhes. Apesar dos sites da Zeronet não poderem ser derrubados - a não ser que 100% de seus usuários deixem de acessá-los - a rede não é anônima e os endereços de IP são públicos.

Aí entra outra coisa, a rede tambem oferece uma opção chamada Tor, com ela dá para ir anônimo.

Embora a rede seja totalmente legal, sites como o Play certamente infringem direitos autorais mesmo que seus operadores não possam ser identificados.

Mas mesmo sendo essa uma inovação extremamente polêmica, não deixa de ser fascinante o fato de alguem por aí ter criado algo tão sensacional que torna dispensável uma base central, enquanto faz dos usuários seus próprios servidores.

É aguardar para ver o que essa inovação vai trazer no futuro próximo.

h/t TorrentFreak

Curta as Top 10 Sessions do Mixmag Lab Los Angeles aqui.

Baixe as revistas da Mixmag Brasil, grátis, para IOS e Android!

Curta a Mixmag no Facebook / Google Plus / Instagram / Twitter

Load the next article
Loading...
Loading...