Preste Atenção No Federal Music 2016
O festival promete
É notável que em meio à crise, à invasão de grandes festivais internacionais e numa região com pouca tradição em eventos do gênero, um festival como o Federal Music esteja em plena consolidação. No dia 13 de agosto, Brasília sedia a maior edição que o festival já teve em sua breve história.
O Federal Music cresceu muito e em pouco tempo
Surgido como uma festa em 2011, já em 2014 o Federal Music atingiu o status de festival - a propósito, o primeiro festival de música eletrônica de Brasília. Hoje, em sua sexta edição como evento e apenas a terceira como festival, o Federal Music inflou-se, com mais de 70 atrações, quatro palcos e um lugar maior (a pista de Aeromodelismo de Brasília), e já tem corpo suficiente para se distribuir ao longo de dois dias - sem contar as festas e edições especiais ao longo do ano, como a de verão.
O Federal Music vem com frescor em 2016
Para além dos números, o festival este ano chama atenção também pelos predicados. O lineup não tem tantas figurinhas repetidas como se costuma ver por aí. Na programação, uma novidade é um palco inteiramente dedicado ao psytrance. E sem ficar pra trás na tendência vigente nos festivais de música eletrônica hoje, o Federal Music vem com cenografia dos palcos totalmente renovada.
Com as incertezas que rondam o Electric Daisy Carnival Brasil (ainda sem nenhuma informação oficial sobre uma possível segunda edição) e os tropeços do Ultra Brasil (que precisou mudar de local no Rio, para a Quinta da Boa Vista, após ter licença negada para operar no Parque do Flamengo), o Federal Music se coloca como um dos principais festivais no Brasil neste segundo semestre, dividindo atenção com o XXXperience, que celebra suas décadas de existência em novembro.
Foto: Filipe Miranda
Priscila Brito é jornalista e melômana. É editora do Festivalando e nos últimos dois anos foi a 15 festivais em 12 países.