Por que a Electronic Dance Music é tão viciante?
Entendendo a verdadeira fórmula do sucesso da Música Eletrônica
A popularidade da Electronic Dance Music (EDM) está em crescimento, o que leva a um aumento no número de pessoas que participam de concertos, festivais e até mesmo cruzeiros de EDM. Tamanha popularidade se reflete inclusive no fato de que alguns indivíduos afirmam ser viciados no gênero musical.
Mas o que faz da EDM um gênero viciante? Este artigo explorará esse aspeto da natureza da EDM, analisando 3 aspetos: sua estrutura de fórmula, a ampla disponibilidade e o forte senso de comunidade dentro da base de fãs.
A estrutura das músicas
Para os fãs do gênero, as músicas EDM são interessantes e divertidas de ouvir durante horas a fio, especialmente porque muitas têm 10 minutos de duração (e, muitas vezes, até mais).
A fim de garantir que a música não seja monótona ou entediante, os artistas da EDM tentam criar um fluxo atraente para deixar a música excitante. Eles conseguem isto através de sua estrutura dinâmica e formular, enchendo a música de altos e baixos e deixando-a repleta de “build-ups” e "drops".
"Drop" é um termo usado para se referir a uma parte da música que é a mais emocionante ou prazerosa. Tratam-se dos trechos mais explosivos das canções que aparecem após a construção de um ponto de tensão – chamado “build-up”.
Ele acumula tensão e guia os ouvintes em direção ao drop - geralmente uma mudança repentina no ritmo ou de linha de baixo - e quando o drop ocorre, os ouvintes sentem algum tipo de liberação. É frequentemente uma sensação satisfatória e viciante para eles. Além disso, o drop tende a ser seguido por uma peça dinâmica que faz as multidões enlouquecerem.
Esse ciclo de esperar, antecipar e desejar o drop, seguido do prazer quando ele ocorre, contribui para a natureza viciante da EDM. Acredita-se que o desejo pelo drop nas músicas de EDM seja processado na mesma região cerebral que outros desejos fortes, incluindo aqueles associados a outras dependências como abuso de substâncias, distúrbios alimentares e vícios comportamentais como o jogo patológico.
Entretanto, enquanto estes vícios podem ter um impacto negativo na vida humana - o distúrbio do jogo, por exemplo, pode levar a um comportamento autodestrutivo comportamento autodestrutivo, de acordo com esta fonte - um vício em EDM não deve causar danos.
A EDM está disponível para todos
Quem ouve EDM pode procurar a liberação de dopamina que ocorre durante o drop com a maior frequência possível e de diferentes maneiras, mantendo a sensação de excitação e prazer.
Para alegria eles, muitos criadores de EDM usam esse recurso como uma forma de acrescentar uma característica única ao seu trabalho, dando à sua música uma identidade personalizada, e mantendo a variedade dentro da cena EDM.
Com inúmeras plataformas para publicar músicas e uma onda de novos artistas inundando a cena EDM, o acesso às faixas está disparando, e a disponibilidade das músicas, tanto antigas quanto novas, é ilimitada.
O gênero em si é um termo geral, e engloba uma complexa gama de estilos diferentes, levando a um número enorme de subgêneros. Assim sendo, é provável que haja uma canção ou artista que se adapte a todos os gostos musicais, e também que indivíduos com diversas preferências possam desfrutar do gênero.
Esta abundância de subgêneros e canções, bem como a facilidade de acessar uma seleção de faixas em constante atualização, podem aumentar a possibilidade de desenvolver um vício em EDM.
A comunidade de fãs
O último ponto que vamos analisar é a comunidade acolhedora e vasta do cenário da EDM, que pode aumentar o potencial de vício do gênero. Os concertos e festivais EDM, e até mesmo os cruzeiros, muitas vezes têm o sentido de comunidade como base. O elemento social contribui muito para torná-los populares.
Muitas vezes também há um foco no chamado PLUR (Paz, Amor, Unidade e Respeito, na sigla em inglês) nos eventos da EDM, o que aumenta ainda mais o sentimento de comunidade.
O PLUR, abraçado por muitos membros da cena EDM, segue a idéia de que todos são bem-vindos, amados e respeitados dentro da comunidade, independentemente de idade, sexo ou origem. Esta atmosfera inclusiva e acolhedora é algo que torna o mundo da EDM único e especial.
O senso de pertencimento e aceitação muitas vezes falta às pessoas em outras áreas de suas vidas, e a comunidade EDM pode oferecer uma fuga e um espaço seguro para conhecer pessoas e fazer amigos.
Photos: Reprodução