Search Menu
Home Latest News Menu
News

Ouvir música prejudica sua criatividade, diz estudo

Pesquisa explica porque ouvir música durante tarefas pode ser ruim

  • Mixmag Team
  • 29 August 2019
Ouvir música prejudica sua criatividade, diz estudo

De acordo com um estudo realizado pela University of Central Lancashire, University of Gävle (Sweden), ouvir música durante qualquer atividade - seja trabalho, estudo, escrita, leitura, etc - faz seu desempenho cair.

Para chegar a essa conclusão - acabando com a crença popular de que diz exatamente o contrário - os pesquisadores realizaram experimentos em que pessoas foram submetidas à música em diferentes contextos.

Um grupo ficou exposto à música de fundo contendo letras que não conheciam, já outro grupo tambem ficou exposto à música de fundo mas contendo letras conhecidas.

Em outro experimento, os voluntários foram expostos à música instrumental e, durante o período, receberam três palavras e a missão de dizer um sinônimo a cada uma das palavras.

Outro grupo recebeu a mesma tarefa acima (dos sinônimos), mas sem nenhuma música de fundo, em total silêncio.

Os resultados mostraram que os participantes que tinham música de fundo tiveram uma performance pior do que os que ficaram em um ambiente em silêncio.

Esse mesmo grupo teve o desempenho similar ao de um grupo que esteve trabalhando em uma biblioteca barulhenta.

Segundo a pesquisa, o barulho de uma biblioteca cria um ambiente que apresenta um "estado constante", o que funciona melhor que melodias, que com suas mudanças de ritmo e letra tiram a atenção de quem está ouvindo.

Pelo jeito, como muita gente já acreditava, realizar uma tarefa em silêncio pode gerar melhores resultados já que favorece a concentração na tarefa.

Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens de ouvir música no trabalho aqui.

H/t: Lancaster University

Imagem: Reprodução

Load the next article
Loading...
Loading...