Ouvir Mozart E Strauss Pode Baixar Hipertensão
A capacidade de cura pela música
Um novo estudo publicado no respeitado diário médico Deutsches Ärzteblatt International afirma que ouvir a música de Mozart e Strauss pode ajudar no tratamento de pressão alta.
A pesquisa de Hans-Joachim Trappe e Gabriele Volt da Ruhr University Bochum busca entender os efeitos de vários gêneros musicais no sistema cardiovascular.
Para chegar a essa conclusão, os cientistas estudaram 120 pessoas da seguinte forma: 60 pessoas - 3 grupos de 20 - ficaram expostas à música durante 25 minutos.
O primeiro grupo de 20 ficou ouvindo Mozart, o segundo Strauss e o terceiro grupo passou o tempo curtindo o som da banda ABBA. As outras 60 pessoas ficaram no silêncio.
Todos mediram a pressão, frequência cardíaca e nível de concentração de cortisol, antes de se submeterem à esse experimento musical. O resultado foi surpreendente.
Quem ouviu Mozart e Strauss teve significativa redução de pressão sanguínea e frequência cardíaca - quem ouviu Abba não teve alteração alguma.
Outra descoberta interessante foi que Mozart e Strauss foram muito mais eficazes para baixar a pressão sanguínea dos participantes do que a posição 'supina' do corpo (deitado de barriga pra cima), tambem conhecida por causar o mesmo efeito.
A experiência tambem mostrou que o grupo que ouviu música teve melhor resultado do que o grupo que ficou no silêncio.
Um programa de tratamento para idosos nos Estados Unidos chamado Songs by
Heart já vem usando com sucesso a música na recuperação de idosos.
Imagens: Reprodução | h/t Science Daily