Menu
Home Latest News Menu
Lifestyle

Novo Aquário em NY Vai Interagir Com As Águas Do East River

NYC Aquatrium, projeto de Piero Lissoni e equipe, abraça as águas do rio de um jeito surpreendente

  • Bruna Manzano
  • 16 June 2016
Novo Aquário em NY Vai Interagir Com As Águas Do East River

Após receber 178 inscrições de arquitetos advindas de 40 países diferentes, o Arch Out Loud divulgou o projeto arquitetônico vencedor do mais novo aquário a ser construído em Nova York.

Quem levou o primeiro lugar é o NYC Aquatrium, criação do renomado arquiteto italiano Piero Lissoni, cuja arquitetura surpreende pela interação com as águas do East River nos arredores do Queens.

Ao lado dos arquitetos Miguel Casal Ribeiro, Mattia Susani e Joao Silva, Piero Lissoni projetou um sistema dinâmico que permitirá aos visitantes experimentar a frente ribeirinha de diversas formas. Submerso em partes e cercado por películas resistentes de vidro, o espaço terá uma vista completa para o rio, oferecendo uma sensação de mergulho diante da fauna local.

A parte externa concentra uma espécie de calçadão, cercado de água, que se projeta para o rio como uma piscina infinita. Ao centro deste espaço haverá áreas expositivas de biomas do mundo inteiro.

À noite, uma espécie de concha fecha todo o espaço para criar um planetário cheio de projeções.

Segundo os arquitetos, "nosso projeto cria um sistema dinâmico que interage com o ambiente, oferecendo múltiplas formas de experimentar o ambiente aquático representado por biomas transparentes: os quatro Oceanos (Atlântico, Pacífico, Índico Sul e Ártico) e quatro mares (Caribe, Mediterrâneo, Tasmânia e Mar Vermelho), enquanto os pólos Norte e Sul são expressos por um iceberg visível no centro do átrio.

Como um domo, a ideia principal é gerar um ambiente no qual os visitantes sentem que eles mesmos estão na água para descobrir a beleza da vida marinha em exposição: uma concha que se abre para o céu durante o dia, revela o mundo do mar e, que se fecha durante a noite para assumir uma "Segunda vida", como um planetário, protegendo a arena e o bioma como um escudo protege a pérola".

Bruna Manzano is a Mixmag Brazil Lifestyle Contributor. Follow her blog here.

Load the next article
Loading...
Loading...