Search Menu
Home Latest News Menu
News

Nosso gosto musical começa a se estabilizar depois dos 30, sugerem dados

Existe uma idade em que nosso gosto musical começa a parar no tempo? Dados de streaming sugerem que algo muda quando entramos nos 30

  • Natalia Veros
  • 14 September 2026
Nosso gosto musical começa a se estabilizar depois dos 30, sugerem dados

Uma análise publicada em 2015 por Ajay Kalia, então ligado ao Spotify e à plataforma de inteligência musical The Echo Nest, examinou hábitos de usuários americanos do Spotify e identificou uma mudança progressiva na relação com a música popular conforme envelhecemos.

Segundo a análise, adolescentes apresentam maior concentração de artistas populares em seus hábitos de audição. Essa presença diminui durante os 20 anos e tende a se estabilizar quando os ouvintes chegam aos primeiros anos da faixa dos 30.

O famoso número 33 surgiu a partir dessa pesquisa e acabou sendo popularizado como a idade em que deixamos de descobrir música nova. A conclusão original, porém, é mais específica: trata principalmente do afastamento gradual do mainstream contemporâneo, e não do abandono completo de novas descobertas musicais.

Outro levantamento trouxe um resultado parecido. Em 2018, uma pesquisa da Deezer com 1.000 britânicos colocou em aproximadamente 30 anos a chegada da chamada “musical paralysis”, período em que muitos ouvintes passam a recorrer mais frequentemente a artistas e gêneros familiares.

Entre as razões citadas estavam excesso de opções musicais, apontado por 19% dos participantes, trabalho exigente, com 16%, e cuidados com filhos, com 11%. A mesma pesquisa identificou os 24 anos como um período especialmente ativo para descoberta musical.

Mais do que uma data de validade para o gosto musical, os estudos revelam uma tendência de comportamento. Chegar aos 30 não significa perder interesse pelo desconhecido, mas sugere que familiaridade, rotina e nostalgia podem ocupar cada vez mais espaço naquilo que escolhemos ouvir.

Imagens: IA / In House

Load the next article
Loading...
Loading...