Museu Do Techno Em Berlim Já Tem Locação Definida
Usina de força vai abrigar o 'Living Archive of Electronica'
Em 2015, Dimitri Hegemann, fundador do Tresor club de Berlim, anunciou planos da abertura de um museu do techno na capital alemã.
Somente agora o local que deve abrigar o espaço cultural foi revelado: uma antiga usina de força em Mitte, que já serve de casa para o Tresor desde 2007.
O LAoE, ou Living Archive of Electronica, nome mais adequado segundo o próprio Dimitri, pretende “transmitir o feeling” da atmosfera de Berlim durante a ascenção do techno.
Segundo Hegemann, a falta de uma cultura dominante em Berlim após a queda do muro, permitiu a proliferação de subcultures como a da música eletrônica.
“Nenhum dos planos idealizados para o futuro da cidade pós muro de Berlim funcionou. Uma ‘economia de nichos’ acabou tomando conta: pessoas abriram clubs, galerias, restaurantes, bares, etc. A economia de nichos ditou o que viria a acontecer e isso é o que tornou a cidade tão atrativa,” disse Dimitri.
Berlim atraiu 30 milhões de overnight visitors (gente que passa apenas uma noite) em 2015, e desse público “50% a 60%” foram atraídos por subculturas.
“Hoje 80% de nossa clientela não fala o idioma alemão. O que todas essas pessoas tem em comum é a marca da ‘cultura da renovação’, que se tornou um movimento e vem transformando Berlim até hoje,” complementa.
Dimitri tambem revelou detalhes do projeto: “Imagino um lugar onde o público possa entrar e subitamente encontrar um ambiente dark, com máquinas de fumaça, um DJ à distância, um bar que surge de baixo, um (som) baixo que ressoa e a festa começa. Um museu dos sentidos para aqueles que não vão ao club.”
Foto: Reprodução
[Via: Star2]
Veja as 30 sessions do Mixmag Lab mais curtidas no YouTube aqui.
Baixe as revistas da Mixmag Brasil, grátis, para IOS e Android!
Curta a Mixmag no Facebook / Google Plus / Instagram / Twitter