MTV vai encerrar os canais de música no Reino Unido e na Irlanda após quase 40 anos
Cinco dos canais musicais da emissora serão descontinuados após 31 de dezembro

A MTV deixará de transmitir seus canais de música 24 horas no Reino Unido e na Irlanda no final de 2025.
A emissora norte-americana encerrará cinco canais nessas regiões a partir de 31 de dezembro de 2025: MTV Music, MTV 80s, MTV 90s, Club MTV e MTV Live.
Esses canais também deixarão de ser transmitidos posteriormente na Alemanha, França, Áustria, Polônia, Austrália e Brasil.
O canal MTV HD, que exibe programas como Catfish, The Hills, Geordie Shore e Teen Mom, continuará transmitindo sua programação normalmente após 31 de dezembro.
De acordo com a BBC News, a decisão ocorre em meio a uma ampla reestruturação de custos implementada pela Paramount, empresa controladora da MTV, que busca economizar cerca de US$ 500 milhões (£376 milhões) antes de uma fusão avaliada em US$ 8 bilhões com a Skydance Media.
Reconhecida mundialmente como o primeiro canal de música 24 horas da história, a MTV ajudou a popularizar o videoclipe como formato desde seu lançamento em 1981 - sendo que o primeiro vídeo exibido pela emissora foi o clássico “Video Killed the Radio Star”, do The Buggles.
A MTV lançou seu primeiro canal de música 24 horas fora dos Estados Unidos, o MTV Global, em Londres, em agosto de 1987. A transmissão inaugural mostrou Elton John acionando o sinal em Amsterdã, seguida pelo videoclipe de “Money for Nothing”, do Dire Straits.
Embora a mudança seja atribuída à transformação dos hábitos de consumo musical — com os videoclipes se tornando cada vez mais presentes no YouTube e em outras redes sociais - o MTV Music ainda atraiu mais de 1,3 milhão de espectadores no Reino Unido em julho, segundo dados da Barb.